Robôs comandados por estudantes se enfrentam na arena do SumoBot 03/10/2019 - 14:30
Eles se encaram e partem para o ataque em uma arena montada sobre uma mesa rodeada por estudantes. Essa é mais uma disputa de SumoBot, um confronto entre robôs programados por estudantes que participam das aulas de laboratório de Robótica no Colégio Estadual do Paraná (CEP). Vence o protótipo que consegue empurrar o adversário para fora da linha que delimita o espaço reservado para o enfrentamento dos robôs.
O que parece uma brincadeira, é na verdade mais uma atividade pedagógica coordenada pelo professor Tony Márcio Groch, responsável pelas aulas laboratoriais de Robótica no CEP. “Temos neste momento a oportunidade de testar nossos robôs e observar o resultado das aulas de programação focadas para execução desse exercício”, explicou.
A atividade realizada no pátio do CEP-CEP, nessa quarta-feira (2), serve de treinamento para os alunos e alunas que vão participar do Campeonato de SumoBot em 2020. Nessa etapa, eles se organizam em campeonatos internos no Colégio, colocando os seus próprios projetos para disputar no tatame feito para os robôs. Os participantes até ganham medalhas feitas nas impressoras 3D do laboratório de robótica do CEP.
A SERPENTE – Além dos robôs, os estudantes também aproveitam para mostrar outras criações. O sucesso da temporada é um protótipo de serpente capaz de se movimentar pra frente e pra trás, emitir sons, dançar e até dar um bote no seu adversário. “Colocamos a serpente para dançar funk na arena e avisamos para tomar todo cuidado ao se aproximar”, alerta o estudante Raul Knapki, do Ensino Fundamental.
Um sensor de calor colocado nos “olhos” do animal robotizado faz o reconhecimento de corpos quentes que se aproximam do robô em movimento. Nesse momento, o protótipo surpreende sua “vítima” realizando um rápido movimento de ataque e mordida, que assusta até mesmo os mais avisados da brincadeira. Veja imagens e vídeos desses robôs nas mídias digitais oficiais do seu Colégio Estadual do Paraná.
Além dessa disputa, os estudantes também se preparam para participar de outros importantes campeonatos de robótica em nível nacional. Recentemente, as equipes participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica(OBR), conquistando boas colocações e medalhas em algumas categorias.
Leia também:
ESTUDANTE DO CEP É O TERCEIRO MELHOR DO BRASIL NA PROVA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
“AMEBINHAS” CONQUISTAM O SEGUNDO LUGAR NA FASE REGIONAL DA OBR 2019
EM OFICINAS DE ROBÓTICA, ESTUDANTES CRIAM PROTÓTIPOS INTELIGENTES
***