Informática

O INFOCEP é o Setor da Informática do Colégio Estadual do Paraná, que tem a seu encargo assuntos referentes à informática pedagógica e administrativa do Colégio Estadual do Paraná.

Compete ao INFOCEP desenvolver atividades relacionadas ao planejamento estratégico para a utilização de recursos de informática no Colégio Estadual do Paraná, na administração da rede e no suporte técnico. 

 Quanto à Informática Pedagógica, compete ao INFOCEP, orientar grupo de estudos e promover cursos de capacitação para professores, visando a utilização de softwares e outros recursos de tecnologia da informação e comunicação em sua prática pedagógica. 

 Compete ao INFOCEP: 

I. elaborar projetos de adequação tecnológica relacionados à infraestrutura de servidores, equipamentos, rede lógica e demais projetos afins; 

II. administrar a rede de informática administrativa e pedagógica; 

III. desenvolver softwares necessários à melhoria do fluxo de informação no Colégio Estadual do Paraná;

IV. garantir a instalação e manutenção de sistemas e aplicativos;

V. dar suporte técnico aos usuários da rede: professores, funcionários e estudantes; 

VI. auxiliar o processo de compras de equipamentos de informática e alocação dos recursos de informática no Colégio Estadual do Paraná; VII.garantir manutenção da comunicação entre o C o l é g i o Estadual P a r a n á e Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR, Secretaria de Estado da Educação e outros Órgãos e Instituições para encaminhamento de ações e propostas; 

VIII. utilizar de forma gradativa e crescente os recursos em Software Livre; IX. gerenciar o patrimônio da Informática; 

X. fomentar projetos para uso da Informática Pedagógica em todas as séries/anos/cursos e em atividades de extensão oferecidas pelo Colégio Estadual do Paraná;

XI. orientar projetos de educadores que estejam relacionados ao uso das tecnologias relacionadas à Informática.


Sala: 40
Telefone: 3234 - 5638
Email: infocep@cep.pr.gov.br

 

 

 

 

Informamos que o Colégio Estadual do Paraná dispõe de 4 (quatro) Laboratórios de Informática para uso em aulas da grade dos cursos de Ensino Médio e Profissional.

Estes laboratórios estão localizados do terceiro andar do prédio ocupando as salas 312, 316, 318 e 330. O número de computadores em cada um deles é:

  • 312 (20 computadores Linux);
  • 316 (20 computadores Linux);
  • 318 (20 computadores Windows);
  • 330 (24 computadores Windows).


Os computadores desses laboratórios contam com sistema operacional Linux (Ubuntu), Windows 7 ou 10, suite Microsoft Office 97 e ferramentas básicas. Alguns softwares de uso técnico (exemplo: AutoCad) do qual o colégio detém licença de uso também estão disponíveis em alguns computadores. Todos os computadores têm acesso à internet disponível, mas o acesso é controlado e alguns endereços na web podem estar bloqueados.

Além disso, o professor deve se comprometer com algumas regras de utilização, a seguir destacamos as principais:

  • não é permitindo que alunos permaneçam utilizando o espaço dos laboratórios sozinhos, é essencial a presença do professor nele o tempo todo;
  • o professor deverá devolver à Direção Auxiliar após utilizar o laboratório, relatório de problemas constatados durante sua aula, sejam defeitos nos equipamentos, configuração ou falha em softwares ou ocorrências que tenham prejudicado a aula. No mesmo relatório (ver formulário padrão em anexo) é preciso constar a relação e disposição na sala dos alunos ou grupos de utilizadores;
  • é proibido alimentar-se (comer ou beber) nos laboratórios, trocar equipamentos ou periféricos do lugar, abrir os equipamentos ou instalar qualquer software diferente daqueles disponíveis;
  • os alunos devem ser informados de que qualquer arquivo deixado no disco local da máquina não tem garantia de acesso posterior. Recomenda-se ao próprio usuário manter uma cópia de segurança externa (exemplo: e-mail particular). Também, que o histórico de páginas acessadas na internet pode estar sendo armazenado em nossos servidores para futura recuperação caso torne-se necessário.

Todas as regras e medidas visam garantir a segurança dos usuários, a preservação do patrimônio público e a maior disponibilidade possível dos recursos em questão.

As aulas nos laboratórios devem ser planejadas respeitando os recursos de hardware e software disponíveis. Na eventual necessidade de um software diferente, o Setor de Informática – INFOCEP deve ser previamente consultado afim de homologá-lo antes de proceder com sua instalação. Tal medida se faz necessária frente ao correto dimensionamento de recursos requeridos e disponíveis, evitando assim que os computadores tenham sua performance, que já é bastante limitada, comprometida. Além do mais existe a questão legal das licenças de uso a serem consideradas.

Devemos lembrar que esses laboratórios são de uso compartilhado entre todos os cursos do Colégio Estadual do Paraná, além de eventualmente serem usados por usuários externos.

Convém lembrar que a manutenção dos laboratórios e computadores, de exclusiva competência do Setor de Informática – INFOCEP, será proporcionalmente eficiente a correta e racional utilização por professores e alunos em geral.

O Setor de Informática – INFOCEP coloca-se a disposição para auxílio em quaisquer questões técnicas ou pedagógicas que envolvam o uso de tecnologias sob domínio de sua equipe.

Toda a equipe INFOCEP agradece sua compreensão e colaboração.
Anexo: Controle de uso dos Laboratórios de Informática