CELEM

 

O funcionamento das turmas dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP seguirá conforme os seguintes Horários e Ensalamento (dependências físicas e estrutura do CEP):

O início das aulas das turmas dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP está previsto para o dia 05/02/2024 (turmas de 2ª/4ªfeiras) e 06/02/2024 (turmas de 3ª/5ªfeiras) para as turmas que já possuem professores/as. Os/As candidatos/as classificados/as e matriculados/as recebem e-mail da Coordenação com informações (data de início e ensalamento).

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Colégio Estadual do Paraná (CELEM/CEP) “criado em 15 de agosto de 1986, através da Resolução nº3546/1986, é definido como um espaço exclusivamente pedagógico, plurilinguísta, intercultural e democrático para a promoção do ensino e da aprendizagem de diferentes Línguas, partindo do Discurso como prática social e explorando elementos linguístico-discursivos, interculturais, bem como as práticas da leitura, oralidade e escrita no que se refere às capacidades de linguagem que os estudantes devem mobilizar e às operações de linguagem que devem realizar em LEM” (CEP/PPP, 2022, p. 39). Assim, como espaço pedagógico plurilinguístico e intercultural, oportuniza por meio de VAGAS PÚBLICAS a construção de conhecimentos relacionados às aprendizagens de diferentes línguas destinado aos/às estudantes, professores/as, pedagogos/as e funcionários/as da Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná, bem como estendida a oferta à comunidade.

 

 

Objetivos do CELEM/CEP

Os objetivos definidos pela Secretaria de Estado da Educação/SEED-PR são:

“Ofertar o ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística; Ampliar a formação dos estudantes para melhorar o acesso ao mundo do trabalho e às informações; Ampliar o          horizonte       cultural          dos     estudantes, por      meio   do       contato com  culturas  contemporâneas de diferentes povos e países; Preservar a língua, cultura e tradição dos povos, valorizando a diversidade étnica que marca a história paranaense” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº001/2022, p. 02).

 

Outros objetivos definidos pelo CELEM/CEP são:

Aproximar-se, reconhecer e valorizar a diversidade étnica, linguística e cultural; Perceber a Língua como meio para a compreensão de outras culturas e valorização da própria cultura; Contrastar usos sociais (semelhanças e diferenças); Posicionar-se frente aos estereótipos discriminatórios; Pensar, ler e agir criticamente, e nesse sentido, preparar-se e letrar-se para as questões de identidades sociais de raça/etnia, cidadania e relações interculturais em uma sociedade pluriétnica.

A Coordenação do Centro de Línguas CELEM/CEP é o órgão ao qual compete coordenar a execução de atividades extracurriculares relacionadas ao ensino intercultural de línguas sendo supervisionada pela Chefia da Divisão Educacional (DE/CEP).

 

Coordenadores(as) do CELEM/CEP

  • Prof. Esp. Fabíola-Davis Siquara Amaral
  • Prof. Me. Gilson Rodrigo Woginski

 

Competência da Coordenação do CELEM/CEP

I. avaliar efetivamente o desempenho e os resultados da execução das atividades complementares;

II. coordenar a execução dos planejamentos de ensino respectivos às diversas línguas e atividades inerentes;

III. dirigir a captação, organização, divisão e atribuição de turmas aos respectivos profissionais habilitados;

IV. coordenar a seleção da oferta e planejamento das atividades extracurriculares do ensino de línguas estrangeiras modernas ao estudante e à comunidade, em consonância com os interesses dos mesmos;

V. desempenhar atividades correlatas a sua função.

 

Horário de Atendimento do CELEM/CEP

Sala 303 (3ºandar/Ala-ímpar)

Manhã: 4ªfeiras e 5ªfeiras das 08h00 às 12h00.

Tarde: de 2ªfeira a 6ªfeira 13h00 às 17h00.

Noite: de 2ªfeira a 6ªfeira das 18h00 às 22h00.

 

Contato com o CELEM/CEP

E-mail: coordenacao_celem@cep.pr.gov.br

Fone: (041)3234-5658

Instagram: @centrodelinguascelemcep

Organização dos Cursos do CELEM/CEP

Os Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP são de organização SEMESTRAL e PRESENCIAL sendo ofertados em conformidade com legislação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná/SEED-PR, neste caso, a Instrução Normativa nº001/2022 de 04/01/2022 e a Instrução Normativa nº005/2023 de 10/05/2023, ambas emitidas pela DEDUC/SEED-PR.

 

Cursos Ofertados pelo CELEM/CEP

Atualmente o Centro de Línguas CELEM/CEP oferta os Cursos das Línguas ALEMÃ, ESPANHOLA, FRANCESA e JAPONESA.

 

Duração dos Cursos do CELEM/CEP

Os Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP têm duração de até 07 (sete) Níveis/Semestres, neste caso, (Nível 1, Nível 2, Nível 3, Nível 4, Nível 5 e Nível 6, em que cada Nível tem duração de 75 (setenta e cinco) horas/aula semestrais com carga horária semanal de 4 (quatro) horas/aula de 50 (cinquenta) minutos cada hora/aula.

 

Fechamento e/ou Junção de Turmas no CELEM/CEP

A turmas dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP poderão sofrer fechamento e/ou junção de turmas, de acordo com dispositivos da legislação, a pedido da Coordenação CELEM/CEP, DE/CEP, DG/CEP e/ou da DEDUC/SEED-PR, uma vez constatado número elevado de desistentes e ainda a baixa frequência dos matriculados. Quando fechada/juntada e havendo outra turma do mesmo Nível, os matriculados podem ser remanejados se desejarem. Ainda, ocorrerá a otimização da carga horária da turma fechada/juntada para funcionamento de nova turma de outro Nível. Portanto, é imprescindível o comprometimento de quem ingressa no CELEM/CEP no entendimento de que se trata de Curso PRESENCIAL em que a FREQUÊNCIA é OBRIGATÓRIA objetivando a conclusão do Nível matriculado.

 

Continuidade dos Níveis dos Cursos do CELEM/CEP

É opcional a continuidade dos Níveis (2, 3, 4, 5 e 6) dos Cursos do Centro de Línguas e esses Níveis estarão condicionados à existência de número mínimo de matriculados em atendimento à legislação para autorização, pela DEDUC/SEED-PR, de abertura e funcionamento de turmas. Portanto, é imprescindível o comprometimento de quem ingressa no CELEM/CEP para minimamente a conclusão do Nível matriculado.

 

Funcionamento das Turmas do CELEM/CEP

As turmas dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP têm encontros semanais sendo ou turmas com funcionamento nas segundas-feiras e quartas-feiras ou turmas com funcionamento nas terças-feiras e quintas-feiras.

 

Os Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP possuem Descritor Mínimo de Conhecimento, bem como têm duração de até 07 (sete) Níveis/Semestres em que cada Nível tem de 75 (setenta e cinco) horas/aula de carga horária semestral. Cabe ressaltar que cada idioma também possui suas características e peculiaridades relacionadas aos seus elementos linguístico-discursivos e interculturais que poderão ou não culminar com os Níveis/Descritores propostos.

 

Nível 1 dos Cursos do CELEM/CEP

O Descritor Mínimo de Conhecimento do Nível 1 (1ºSemestre), busca desenvolver a “capacidade para compreender mensagens curtas, orais e escritas, e comunicar-se em situações cotidianas que visam a satisfazer necessidades concretas, como: apresentar-se e apresentar outros, dar e receber informações pessoais, falar de suas preferências, solicitar e dar informações sobre a família, lugares e viagens, em nível inicial” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº005/2023, p. 04).

 

Nível 2 dos Cursos do CELEM/CEP

O Descritor Mínimo de Conhecimento do Nível 2 (2ºSemestre), busca desenvolver a “capacidade em compreender expressões e vocabulário de uso frequente, relacionados com o meio em que vive, comunicar-se em situações simples, de rotina do dia a dia, sobre assuntos e atividades habituais, como: pedir e fornecer informações de endereços, de localizações, de horários e de meios de transporte, em nível básico” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº005/2023, p. 04).

 

 Nível 3 dos Cursos do CELEM/CEP

O Descritor Mínimo de Conhecimento do Nível 3 (3ºSemestre), busca desenvolver a “capacidade em compreender expressões e vocabulário de uso frequente, relacionados com o meio em que vive, comunicar-se em situações de rotina do dia a dia, sobre assuntos e atividades habituais, como: mostrar acordo e desacordo diante de situações cotidianas, escolher diferentes ofertas, descrever pessoas, comentar e relatar as mudanças ocorridas nas condições de vida, em nível básico” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº005/2023, p. 05).

 

Do Nível 4 dos Cursos do CELEM/CEP

O Descritor Mínimo de Conhecimento do Nível 4 (4ºSemestre), busca desenvolver a “capacidade para compreender e utilizar a língua em interações, gêneros textuais relacionados às situações recorrentes à sociedade contemporânea, realizando produções textuais orais e escritas (descrevendo, expondo e narrando), em nível pré-intermediário” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº005/2023, p. 05).

 

Nível 5 dos Cursos do CELEM/CEP

O Descritor Mínimo de Conhecimento do Nível 5 (5ºSemestre), busca desenvolver a “capacidade para compreender os pontos principais de colocações associadas aos assuntos conhecidos, lidar com a maioria das situações que podem acontecer ao viajar para uma área onde a língua é falada, produzir um texto conectado sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal e descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças, ambições, dando razões e explicações para suas opiniões e planos, em nível pré-intermediário” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº005/2023, p. 05).

 

Nível 6 dos Cursos do CELEM/CEP

O Descritor Mínimo de Conhecimento do Nível 6 (6ºSemestre), busca desenvolver a “capacidade para compreender e utilizar, em interações, gêneros textuais relacionados a diversos contextos, realizando produções textuais orais e escritas, descrevendo experiências, eventos, aspirações, bem como expondo razões e justificativas sobre situações específicas, em nível intermediário” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº005/2023, p. 05).

Sistema de Avaliação dos Cursos do CELEM/CEP

A avaliação e frequência dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP seguem os dispositivos da Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) e do Regimento Escolar do Colégio Estadual do Paraná, e considerando que se trata de CURSO PRESENCIAL, é obrigatória a frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária semestral presencial e média igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

“Avaliação contínua e cumulativa [permanente e diagnóstica] implica em definir critérios de avaliação a partir dos instrumentos de verificação da aprendizagem, de forma a incorporar os critérios anteriores em cada instrumento. [...] Entende-se, ainda que, a recuperação [...] é a retomada do conteúdo necessária após correção dos instrumentos avaliativos. O professor diagnostica os critérios não atingidos, retoma o conteúdo em sala, explica o não entendido e em seguida aplica outro instrumento de reavaliação. [...] O professor tem autonomia de planejar este instrumento desde que ele oportunize que o conhecimento apropriado seja então sistematizado em outro instrumento avaliativo que expresse o rendimento do estudante. Esse processo, portanto, se caracteriza por avaliações, retomada e reavaliação” (CEP, Projeto Político-Pedagógico, 2022, p. 127).

“As práticas discursivas de leitura, escrita e oralidade deverão, obrigatoriamente, ser contempladas no processo de avaliação dos estudantes dos cursos de Línguas [...] A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do estudante e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. [...] A recuperação de estudos é direito dos estudantes, independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos e dar-se-á de forma permanente e concomitante ao processo de ensino e aprendizagem” (PARANÁ/DEDUC/SEED-PR, Instrução nº001/2022, Itens 15.1, 15.3 e 15.10, 2022, p. 13-14).

Conclusão e Certificação dos Cursos do CELEM/CEP

Apenas aos(ás) concluintes, portanto aprovados(as), dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP será expedido Certificado de Conclusão para cada Nível/Semestre, e no caso dos(as) estudantes matriculados(as) na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná, além da certificação, também constará no Histórico Escolar o registro da conclusão do Curso realizado no CELEM/CEP.

Coordenadores(as) do CELEM/CEP

  • Prof. Esp. Fabíola-Davis Siquara Amaral
  • Prof. Me. Gilson Rodrigo Woginski

 

Professores(as) do CELEM/CEP

Nos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP, aos(às) professores(as) com Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Estrangeira (Área de Linguagem, Linguística e Literaturas), cabe, “b) Ministrar suas aulas e desenvolver um trabalho condizente com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica do Estado Paraná, com a Proposta Pedagógica Curricular e demais orientações e referenciais teórico-metodológicos definidos pela SEED; [...] h) Elaborar o Plano de Trabalho Docente, indicando metodologias adequadas às necessidades do ensino e em consonância com as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica e demais referenciais teórico-metodológicos adotados pela SEED” (PARANÁ/SEED-PR, Instrução nº001/2022, p. 24-25).

 

Professores(as) do CELEM/CEP

  • Língua Alemã: Prof. Elzinir Maria Knopfle 
  • Língua Espanhola: Prof. Gilson Rodrigo Woginski 
  • Língua Espanhola: Prof. Giselle Regina Ruy Bueno
  • Língua Espanhola: Prof. Laura Jesus de Moura e Costa
  • Língua Espanhola: Prof. Sonia Galvão Pereira de Camargo
  • Língua Francesa: Prof. Fabíola-Davis Siquara Amaral
  • Língua Francesa: Prof. Guilherme Rafael Ramos da Quinta
  • Língua Francesa: Prof. Roberto Oliveira Souza Junior 
  • Língua Japonesa: Prof. Vinicius Kugler

Pedagogas do CELEM/CEP

Nos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP, “a Equipe Pedagógica compõe-se, exclusivamente, de Professores Pedagogos devidamente habilitados; [tendo como atribuições] IX. Orientar o trabalho dos professores quanto ao Plano de Trabalho Docente, ao Sistema de Avaliação e Recuperação de Estudos, buscando a unidade no encaminhamento do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Paraná; X. Assessorar os professores na elaboração de estratégias pedagógicas que viabilizem aos estudantes a aprendizagem, bem como a recuperação concomitante dos conteúdos; XI. Proceder análise dos dados do aproveitamento escolar com vistas a efetiva aprendizagem de todos os estudantes; [...] XXXIII. Acompanhar e orientar os professores do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), bem como o desenvolvimento das turmas” (CEP, Regimento Escolar, Art. 160-161, 2022, p. 62-64).

Pedagogas do CELEM/CEP

Manhã: Pedag. Rosane Corsi Costa Lima

Tarde: Pedag. Rosicler Monteiro Ferreira

Noite: Pedag. Regina Maura Batista Marcon

 

Funcionário Administrativo do CELEM/CEP

Nos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP os aspectos administrativos versam sobre “b) Organizar a documentação dos cursos do CELEM e manter atualizados os registros, sob supervisão da Direção da instituição de ensino; [...] g) Manter atualizado o fluxo de informações e as documentações entre os professores, instituições de ensino e o NRE; [...] i) Acompanhar o número de matriculados no início dos cursos e providenciar a inclusão de novos estudantes” (PARANÁ/SEED-PR, Instrução nº001/2022, p. 24-25).

 

Funcionário Administrativo do CELEM/CEP

Agente Educacional II: Yuri Martini

Matrículas no CELEM/CEP (em andamento)

ATENÇÃO: Neste momento é imprescindível que os(as) interessados(as) já classificados(as)  no Processo Classificatório encerrado em 30/06/2023 realizem, a pedido da Secretaria de Educação/SEED-PR, a confirmação da matrícula para ingresso nas turmas de Nível 1 (Semestre 1) dos Cursos do Centro de Línguas CELEM/CEP no sistema estadual ÁREA DO ALUNO.

   Ao afirmar a opção pela matrícula e/ou rematrícula no Curso do Centro de Línguas CELEM/CEP, deve ser assumido, pelo(a) estudante e seu(a) responsável quando menor de idade, o compromisso de conhecer e cumprir todas as normas do Regimento Escolar do Colégio Estadual do Paraná, bem como as normas de funcionamento do CELEM/CEP, entre elas:

  1. Obrigatoriedade de VALORIZAR A MATRÍCULA E/OU REMATRÍCULA no Curso do Centro de Línguas CELEM/CEP, bem como COMPROMETER-SE A CONCLUIR O CURSO SEMESTRAL (Nível) evitando assim o abandono escolar/desistência, por tratar-se de VAGA PÚBLICA.
  2. Obrigatoriedade da FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 75% (setenta e cinco por cento) e RENDIMENTO ESCOLAR IGUAL OU SUPERIOR A 6,0 (seis vírgula zero) para aprovação do(a) estudante ao término do Nível do Curso;
  3. Obrigatoriedade DO ACOMPANHAMENTO DE RENDIMENTO E FREQUÊNCIA PELOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL LEGAL;
  4. Obrigatoriedade de MANTER SEMPRE ATUALIZADAS INFORMAÇÕES na secretaria do CEP: endereço, telefones e e-mails alternativos, etc.

   Estrutura e Funcionamento para o Centro de Línguas CELEM/CEP

 

Teoria e Metodologia para o Ensino e Aprendizagem de Línguas