Técnico em Prótese Dentária
Perfil Profissional de Conclusão
Técnico em Prótese Dentária
Habilitações
- Confeccionar e reparar próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, aparelhos ortopédicos e dispositivos protéticos bucais.
- Gerenciar laboratórios de prótese dentária.
- Prestar suporte técnico ao cirurgião-dentista na fase laboratorial do processo de reabilitação oral.
Conhecimentos Fundamentais para a Atuação
- Conhecimento das políticas públicas de saúde e compreensão da atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e à estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana e na ética do cuidado.
- Organização, responsabilidade, iniciativa social, determinação e criatividade, promoção da humanização da assistência.
- Resolução de situações-problemas, gestão de conflitos, trabalho em equipe e interdisciplinar de forma colaborativa, comunicação e ética profissional.
- Atualização e aperfeiçoamento profissional por meio da educação continuada.
Campo de Atuação
- Clínicas e consultórios odontológicos (auxiliando o cirurgião dentista na confecção das próteses dentárias)
- Empresas de materiais odontológicos
- Laboratório de prótese dentária e de aparelhos ortodônticos
- Profissional autônomo
- Serviços de saúde
Dados Gerais
- Habilitação Profissional: Técnico em Prótese Dentária
- Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
- Forma: Integrada
- Carga horária total do curso: 4000 horas/aula ou 3333 horas mais 133 horas de Estágio Profissional Supervisionado
- Regime de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, no período da manhã (2ª, 3ª e 4ª séries) e tarde (1ª série)
- Regime de matrícula: Anual
- Requisitos de acesso: Conclusão do Ensino Fundamental
- Modalidade de oferta: Presencial
Duração: 04 anos
Coordenadora: Tatiana Banzatto Kreia
Pedagogas responsáveis: Maria Eleniz Ferreira Elias (manhã) e Marisa Almeida Araujo Wagner (tarde).
Possibilidades de qualificação profissional com certificações intermediárias, no curso técnico ao final da 3ª série: Auxiliar em Prótese Dentária.
MATRIZ CURRICULAR - PRÓTESE DENTÁRIA INTEGRADO
Informações: Secretaria Geral do Colégio Estadual do Paraná
Telefones: (41) 3234-5626 / 3234-5610
E-mail: secretaria@cep.pr.gov.br