Curso Técnico em Saúde Bucal

.

>Pesquisa de interesse para as Vagas os Cursos da Educação Profissional Subsequente de nível médio, semestral, presencial, gratuita público noturno.

O Técnico em Saúde Bucal atua em equipes multidisciplinares orientando a saúde bucal e implementa ações que contribuam para solução dos desafios da convivência homem/natureza de forma a atender as necessidades sociais de forma equilibrada e sustentável.

Dados Gerais

•Habilitação Profissional: Técnico em Saúde Bucal

•Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

•Forma: Subsequente

•Carga horária total do curso: 1600 horas/aula ou 1333 horas mais 133 horas de Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório

•Regime de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, no período da noite

•Regime de matrícula: Semestral

•Requisitos de acesso: Ensino Médio concluído.

•Modalidade de oferta: Presencial

•Duração: 04 semestres

Habilitações

•Auxiliar na promoção da saúde bucal.

•Auxiliar na prevenção e no controle de doenças bucais.

•Auxiliar atividades clínicas voltadas ao restabelecimento da saúde, estética e função mastigatória do indivíduo.

•Participar de programas educativos voltados à saúde bucal.

•Contribuir na realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal.

•Instrumentar o cirurgião-dentista.

•Realizar tomadas radiográficas e fotográficas de uso odontológico.

•Realizar escaneamento intraoral.

•Controlar estoques.

•Supervisionar a manutenção dos equipamentos.

•Organizar o ambiente de trabalho odontológico.

•Exercer suas competências em âmbito hospitalar.

Conhecimentos Fundamentais para a Atuação

•Conhecimento sobre as políticas públicas de saúde e compreensão da atuação profissional frente às diretrizes, aos princípios e à estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

•Conhecimentos e saberes relacionados aos princípios das técnicas aplicadas na área, sempre pautados numa postura humana e na ética do cuidado.

•Organização e responsabilidade, iniciativa social, determinação e criatividade, promoção da humanização da assistência.

•Resolução de situações-problema, gestão de conflitos, trabalho em equipe e interdisciplinar de forma colaborativa, comunicação e ética profissional.

Campo de Atuação

•Clínicas e consultórios odontológicos

•Hospitais

•Serviços de saúde

Perfil Profissional de Conclusão

• Realiza serviços administrativos de agendamento, organização de arquivos tradicional e eletrônico, e, controle do movimento financeiro.

• Atua no suporte ao atendimento do paciente.

• Promove a prevenção e o controle de doenças bucais.

• Desenvolve programas educativos e de saúde bucal.

• Realiza estudos epidemiológicos em saúde bucal.

• Desenvolve atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, estética e função mastigatória do indivíduo.

• Realiza, sob supervisão do Cirurgião-Dentista, tomadas radiográficas de uso odontológico.

• Processa filme radiográfico.

• Controla estoques.

• Supervisiona a manutenção dos equipamentos.

• Instrumenta o cirurgião-dentista

Possibilidades de qualificação profissional com certificações intermediárias, no curso técnico ao final do 3° semestre

• Auxiliar em Saúde Bucal Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo

• Bacharelado em odontologia.

Coordenador: Vinicius Azevedo Couto

Pedagoga responsável: Leonice Kaminski

Links:

MATRIZ CURRICULAR - TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

Para quem já concluiu o curso, em qualquer ano, registre a sua experiência, e as contribuições do mesmo em sua vida.

Pesquisa - Formulário Egressos

Edital 2023Edital Inscrição