Concepção do Colégio Estadual do Paraná

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A filosofia da nossa escola

O Colégio Estadual do Paraná – a maior escola pública do estado – pretende-se inclusiva e democrática. É democrática quando concebe a escola pública como direito universal pressupondo a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. É inclusiva quando prevê o respeito e acolhimento das diferenças étnicas, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero.

Esta concepção implica a socialização do conhecimento construído historicamente pelo conjunto da humanidade concebendo o conteúdo como via de acesso ao conhecimento.

Isto posto, o Projeto Político Pedagógico do CEP fundamenta-se no trabalho como princípio educativo. Isto significa o enfrentamento histórico da dualização entre quem pensa e quem faz, quem planeja e quem executa, entre o trabalho intelectual e o manual; em outros termos implica a inseparabilidade entre o ensino e a aprendizagem.

A relação dialética entre a teoria e a prática fundamenta-se no fato de que todo ato educativo é intencional, toda a prática carrega consigo uma ação reflexiva que parte do concreto pensado.

Todos os setores e segmentos do colégio, pautados nesta filosofia, propõem ações e projetos voltados para as necessidades concretas da escola pública, da comunidade escolar e daqueles que dependem da escola como meio para o acesso ao conhecimento e inserção no mundo do trabalho.

Neste sentido, a concepção de educação fundamenta-se na formação omnilateral, ou seja, na forma humana em todas as dimensões: social, física, intelectual, cultural, bem como emocional. Isto significa o enfrentamento à visão hierárquica entre as áreas de ensino, considerando que, na medida em que se forma o ser integral, não há supremacia de um componente curricular sobre o outro.

Nossa concepção de educação fundamenta-se na abordagem histórico-cultural. Nesta premissa, encerra-se em si um projeto de escola pautado no princípio humanizador, emancipador, democrático e inclusivo que, pela excelência em ciência, cultura e ensino, o planejamento (a intencionalidade da ação pedagógica), bem como o domínio do conhecimento a ser mediado, passam a ser condição profissional.


OBJETIVO GERAL
    
Proporcionar ao estudante o acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, concebendo o conteúdo como via de acesso ao conhecimento e a partir dele enfrentar todas as formas de discriminação, preconceito e violência social, bem como proporcionar aos estudantes o acesso aos direitos universais e a inserção no mundo do trabalho.