Escolinha de Arte

 

 

.

 

 

MODULADOS 2024

CONFIRA AQUI A TABELA COM OS HORÁRIOS ​

PARA INSCRIÇÃO, EM QUALQUER MODULADO, O INTERESSADO DEVERÁ CONVERSAR, DIRETAMENTE,

COM O(A) PROFESSOR(A) NOS DIAS E HORÁRIOS DOS MESMOS, CONFORME CONSTA NESTA TABELA.

 

VAGAS ABERTAS PREFERENCIALMENTE PARA ESTUDANTES DO CEP.

VAGAS REMANESCENTES SERÃO ABERTAS À COMUNIDADE À PARTIR DE 04.03.2024

 

 


A Escolinha de Arte do CEP, em 2024, faz 67 anos de existência. Sem dúvida muita coisa mudou desde sua fundação em 06 de junho de 1957, quando teve como primeira diretora a professora Lennir Mehl.

 

 

 

Inicialmente com atividades complementares de contra-turno na área de artes visuais ofertava as modalidades de desenho, pintura e modelagem em argila. Novos cursos passaram a ser implementados e com a incorporação de grupos como a Banda Bento Mossurunga, o Gruta, o Coro do CEP e mais recentemente o Dancep, outras linguagens artísticas e espaços além da Escolinha de Arte foram gradativamente se incorporando ao setor.

Ainda, na década de 50, devido ao sucesso dos trabalhos desenvolvidos, a Escolinha de Arte passou a ministrar também as aulas curriculares de arte em suas salas ambiente orientadas por professores especialistas nas áreas e modalidades. Sendo assim, este setor vem cumprindo o seu papel principal pois mantém viva a sua essência de difundir a cultura e despertar nossos talentos de maneira acessível a toda a população de frequentadores, seja ela formada por alunos do CEP ou pessoas da comunidade.

Contato:

E-mail: escolinhadearte@cep.pr.gov.br 

Instagram: @escolinhaartecep

Tel.: 3234-5665

 

 

 

 

 


logo_orquestra

 

ORQUESTRA SINFÔNICA BENTO MOSSURUNGA DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ

Histórico

Em meados de 1950, a partir da iniciativa do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná, foram organizadas atividades festivas com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de instrumentos musicais de percussão. Nasceu assim, oficialmente, o grupo musical que foi chamado de “Bandinha Rítmica do CEP” e que realizou sua primeira apresentação no dia 27 de junho de 1959.” Conta a história que a banda foi formada pelo compositor, músico e professor do Paraná Maestro Bento Mossurunga, com o objetivo de acompanhar as aulas de canto orfeônico, o qual à época, era professor da disciplina neste colégio. Desde então, o grupo foi se reorganizando, aprimorando e ampliando a diversidade de instrumentos musicais oferecidos aos seus integrantes, mudando o nome em 1961 para – Fanfarra do Colégio Estadual do Paraná; 1963 – Fanfarra Bento Mossurunga; 1971 – Banda Marcial do Colégio Estadual do Paraná; 1985 - Banda Musical do Colégio Estadual do Paraná Bento Mossurunga.

Na década de 90 a banda passa a fazer parte da Escolinha de Arte do CEP, a qual oferece programas de formação artística e é referência no ensino das artes. Em 2008 após uma ampliação do instrumental a banda passa a configurar-se como Banda Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná, ou carinhosamente chamada de Banda do CEP. Em 2023 a partir da experiência positiva de reunir a Banda Sinfônica Bento Mossurunga com a Orquestra de Cordas do CEP, criada em 2022, compreendeu-se a importância da fusão dos dois grupos, a qual passou para uma nova classificação instrumental, a de Orquestra Jazz-Sinfônica, que além da ampliação de possibilidades de atender uma variedade maior de tipos de instrumentos musicais, amplia as possibilidades de repertório em diversos níveis e formações musicais. Assim a Banda Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná passa a denominar-se Orquestra Sinfônica Bento Mossurunga do Colégio Estadual do Paraná.

Lista dos Maestros da Banda/Orquestra do Colégio Estadual do Paraná desde 1959:

Bento Mossurunga (1959 -1961)

Fernando Fernandes Alves (1961 – 1968)

Isaque Octávio da Silva (1968 - 1974)

Grupo de músicos militares (1974 -1994)

Daniel Paulo (1994 – 2015)

Alessandro Gomes (2016 – até o momento) 

Contato:

E-mail: maestrocep@gmail.com

Instagram: @orquestradocep

orquestra

 

 

Referências:

SCHAFFER , MARGARETE. Histórico da Banda Sinfônica Bento Mossurunga. Curitiba, 2018, no prelo.
PARANÁ. Colégio Estadual do Paraná. Projeto Político Pedagógico, Curitiba, 2017.

 


 

 

INSCRIÇÕES DANCEP

Informamos que as inscrições do DANCEP poderão ser feitas pelo site www.dancep.com.br

Ressaltamos que as aulas de dança do Dancep - Grupo de Dança do Colégio Estadual do Paraná, ocorrem durante todo ano letivo (março/dezembro).
São abertas para estudantes das escolas públicos estaduais e municipais, assim como a comunidade em geral. Não há pré-requisito, ou seja, não precisa saber dançar, basta ter vontade de se expressar através do corpo!

 

 

 

Coordenação: Eder Fernando Nascimento Decreto: 4987/2021
Telefone: 41 3234 5608
E-mail: contato@dancep.com.br

 Saiba mais em:  www.dancep.com.br


Logomarca do Gruta

 

Ary Fontoura, Beto Bruel, Denise Stoklos, Fatima Ortiz, Herson Capri, Leonardo Miggiorin, Leticia Sabatella, Luís Melo, Marjorie Estiano, Odelair Rodrigues, Paulo Leminski, Ranieri Gonzáles, Regina Bastos... São alguns dos nomes de nosso Teatro, TV e Cinema que passaram pelas salas de aula, Escolinha de Arte, palco do Auditório Bento Mossurunga, pelo GRUTA (Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná) e pelos Cursos Técnicos de formação de Ator.

 

 

O nome GRUTA, no entanto, não recebeu a alcunha tão cedo, eis um pouco da história:

1952 - O professor Norberto Teixeira criou o CCCEP (Corpo Cênico do Colégio Estadual do Paraná). A primeira montagem, o texto de Paulo Trevisan, “O Filho Pródigo”.

1959 - Silvio Jair Kormann criou o Teatro Experimental do Colégio Estadual do Paraná. Na estréia, com texto de Coelho Neto, “Ironia”. No elenco, entre tantos, Paulo Leminski.

1963 - Outro grupo formado, TGCEP (Teatro Grego do Colégio Estadual do Paraná) pelas mãos da professora Maria Lambros Comninos. No repertório, clássicos gregos como Édipo e Antígona, de Sófocles, além de Hipólito e As troianas, de Eurípedes (A língua grega fazia parte do currículo na época).

1966 - O diretor Geral, professor Ernani Straub, a pedido de alunos e ex-alunos, muitos oriundo do TGCEP, convocou o experiente ator Telmo Faria (primeiro ator profissional de nosso estado) para tomar a criação e direção artística do GRUTA (Grupo de Teatro Amador do Colégio Estadual do Paraná). Convidou o dentista e amante da arte, Aluízio Cherobim. A parceira gerou “O Julgamento de Joana”, de Eddy Franciosi e “A Moratória”, de Jorge Andrade. A verve de levar à cena uma dramaturgia eclética nascia nesta casa.

1980 - Surge o Curso Técnico de Teatro e Ator, esforço de Aluízio e Luciana Cherobim. Agora, o teatro no CEP passava a ser profissionalizante. A parte Amadora não deixou de existir, mas a opção de ser efetivamente um profissional das artes cênicas possuía um ninho seguro. Assim foi até o início dos anos 2000 com a última turma. O curso até então, fora levado pelos competentes professores Armando Maranhão, Luís Afonso Burigo e Guaraci Martins. A cena final foi em 2003, deixando grave laguna. O teatro no CEP sobrevivia heroicamente pelas produções do GRUTA.

2009 - O resgate dos cursos técnicos veio pela então diretora Maria Madselva e coube à professora Raquel Júlio Mastey, o ingresso dos novos cursos técnicos em teatro no CEP. Deste então, formando atores, atrizes e platéia regularmente.

 

Apresentação do Grupo
Apresentação do Grupo
Apresentação do grupo

 

GRUTA - Persistente devido a demanda, cada vez maior e sempre fiel aos ideais da Escolinha de Arte, teve à frente de produções e direções, além de Telmo Faria, Aluízio Cherobim, Luís Afonso Burigo, Armando Maranhão, Denize Bruno, Guaraci da Silva Lopes Martins, Raquel Júlio Mastey, Lau Bark, Tina de Souza e Adriana de Cristo.

O Teatro Experimental e a Pesquisa Teatral são ramificações do ensino do teatro amador presentes no CEP, os professores Hermison Nogueira e André Meirelles abrem o leque para outros interessados em teatro. Seja pela originalidade de forma e conteúdo ou pelo aprofundamento da arte cênica.

GRUTA, GRUTA Pós AD e GRUTINHA. Professor Lau Bark se encarrega hoje de duas turmas de adolescentes (a partir de 15 anos) iniciantes na arte teatral. O Pós AD é integrado por alunos que se formaram nos curso Técnico Integrado e Subsequente em Teatro. Originando obras com elencos reduzidos e textos inéditos ou adaptados de outras linguagens. A professora Adriana de Cristo, com o GRUTINHA (alunos com até 14 anos de idade), carrega para a cena pupilos do ensino fundamental.

Apresentação do Gruta
Apresentação do Gruta

 

 

O Teatro, seja profissionalizante ou amador, tem no Colégio Estadual do Paraná forte tradição, colaborando assim para o fortalecimento da cultura em nossa cidade, estado e nação.

Venha fazer teatro com a gente!

 

E-mail: escolinhadearte@cep.pr.gov.br