Futuros estudantes dos cursos técnicos subsequentes recebem orientações 07/11/2023 - 19:40

-

Estudantes que se classificaram para fazer, em 2024, os cursos técnicos da educação profissional subsequente do Colégio Estadual do Paraná foram recebidos na instituição na noite desta segunda-feira, 6 de novembro, para atividades de orientação.

Os futuros alunos e alunas obtiveram instruções fornecidas pela equipe da Secretaria do colégio, sobre procedimentos de matrículas e protocolos em geral.

Divididos nas turmas dos seus respectivos cursos, ouviram de professores, professoras e pedagogas explicações sobre o funcionamento do curso escolhido. Puderam ainda tirar dúvidas e interagir com estudantes atuais. Guiados pelos profissionais do CEP, percorreram instalações como Biblioteca, Divisão Educacional e outros espaços.

Uma das mais motivadas era a futura estudante de Técnico em Saúde Bucal Cleide Sacramento. Há três meses ela atua no CEP, como funcionária da empresa terceirizada de serviços de limpeza. Incentivada por professores, e disposta a obter uma formação técnico-profissional, resolveu se inscrever. Deu certo, e hoje ela planeja como será a rotina no ano que vem.

“Já pedi para, a partir de fevereiro, mudar de horário, para o período da manhã [as aulas serão à noite]. Agora, estou conhecendo a escola de uma outra forma – como aluna, não como trabalhadora”, declarou, após as atividades.

Por sua vez, o futuro aluno do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Bruno Lombardi até já trabalha com audiovisual. Entretanto, vinha sentido falta de uma formação na área, que dê maior embasamento para os trabalhos que realiza. “Sinto que não tenho um aprofundamento técnico”, comentou.

Em busca de um conhecimento específico em uma área sobre a qual tem interesse é o propósito também da futura estudante de Técnico em Teatro Lilian Kraus. “Até fiz algumas atividades no ensino médio, mas agora quero um curso mesmo”, afirmou, depois da palestra com o professor Hélio de Aquino e alunos de turmas atuais.

Para o primeiro semestre letivo de 2024 (2024-I), o CEP recebeu autorização da mantenedora (Secretaria de Estado da Educação) para abrir turmas para esses três cursos técnicos – Produção de Áudio e Vídeo, Saúde Bucal e Teatro. Os outros três (Administração, Edificações e Informática) seguem com as turmas que iniciaram os respectivos cursos no atual e nos semestres anteriores.

Os cursos técnicos da educação profissional subsequente (isto é, para pós ensino médio) são oferecidos no período noturno, totalmente gratuitos.

Clique aqui e conheça mais sobre cada um deles.

-

GALERIA DE IMAGENS