Cursos da educação profissional aliam teoria e prática; conheça cada um deles e saiba como se inscrever 30/05/2023 - 19:00

-

O Colégio Estadual do Paraná oferece seis cursos técnicos da educação profissional subsequente, isto é, voltados a quem já concluiu o ensino médio.

Os seis cursos são gratuitos, e as aulas ocorrem no período noturno.

Cada um deles tem suas próprias especificidades, mas guardam algo em comum: aliam conhecimento teórico a atividades práticas.

Ou seja, além de compreender conceitos, os estudantes adquirem experiência, exercendo, dentro da grade curricular, tarefas empíricas.

As inscrições costumam ser abertas em dois períodos do ano: no primeiro semestre, para turmas que iniciam as aulas no segundo semestre; e, no segundo semestre, para turmas que começam as aulas no ano seguinte.

Confira mais informações sobre o foco prático de cada curso:

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
O curso tem duração de três semestres letivos. No último período, os estudantes desenvolvem um plano de negócios de uma empresa. Nesse trabalho prático, aplicam os conteúdos de todas as disciplinas estudadas ao longo do curso.
Os projetos são apresentados, em uma banca avaliadora formada por diversos professores. Os estudantes devem explanar sobre a construção do projeto e sua viabilidade de execução – por exemplo, quanto à sustentabilidade financeira.
Outros trabalhos de caráter prático são desenvolvidos nas diferentes matérias, no decorrer do curso.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Ao longo do curso, os estudantes realizam atividades de arquitetura, topografia, elétrica, hidráulica, mecânica, em laboratórios que compõem a estrutura do curso. Inclui-se, nessa estrutura, o Canteiro de Obras.
O curso tem duração de quatro semestres letivos.
Ao término, o/a estudante sai habilitado a trabalhar em diversos empreendimentos e setores dentro dos campos de engenheira e construção civil.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Com duração de três semestres, o curso proporciona atividades de montagem e manutenção de computadores, de hardware, de softwares e sistemas, e de sistemas para web. Além de habilitar o/a egresso para atuação em organizações dos setores público, privado e terceiro setor, a formação prepara o/a estudante também para trabalhar como técnico autônomo e microempreendedor individual (MEI).

TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO
As disciplinas proporcionam conhecimento teórico sobre o audiovisual, e suas diversas funções, e ainda experimentações práticas. Além de exercícios de produção realizados pelas disciplinas, no último período os/as estudantes realizam um curta-metragem de conclusão de curso, exibido em sessões públicas (como na Cinemateca de Curitiba) e possíveis de serem inscritos em mostras e festivais.
O curso tem duração de dois semestres.

TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL
O curso tem duração de quatro semestres letivos, e já ao término do terceiro período o/a estudante pode obter certificado de auxiliar de saúde bucal; o certificado de técnico vem com a conclusão do curso.
Durante todo o curso, no decorrer das disciplinas o conhecimento teórico vai sendo colocado em prática, inclusive em atividades desenvolvidas em laboratório específico.

TÉCNICO EM TEATRO
O curso tem três semestres letivos de duração, e nos dois últimos os/as estudantes realizam a montagem de espetáculos teatros, apresentados em sessões públicas. Além desse trabalho, no decorrer do curso diversos exercícios e atividades práticas são realizadas nas variadas disciplinas.

-

A seguir, vídeos institucionais de cada um dos cursos: