Centro de Memória

 
CMCEP

Centro de Memória

O Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná (CMCEP) é um órgão complementar subordinado à Direção Geral dessa instituição, com pessoal técnico, pedagógico e administrativo próprio, que objetiva preservar e divulgar a memória e a história do CEP. Ainda em processo de organização, se constituirá de acervos relacionados à memória e história do colégio, promovendo sua restauração, organização, conservação e divulgação. O eixo temático central das atividades do CM é a história e memória do CEP desde sua criação em 1846, como Licêo de Coritiba.

Pretende subsidiar estudos e pesquisas voltados à memória e história do CEP, ou outras relacionadas à História da Educação, por meio da disponibilização para consulta local de seu acervo, através da constituição de banco de dados do acervo para consulta. Poderá, também, organizar atividades ou eventos com finalidades pedagógicas ou culturais, bem como difundir a importância da preservação dos acervos escolares, da memória escolar e do patrimônio histórico escolar, aproximando o CEP da comunidade interna e externa.

Em 2006 teve início no CEP o projeto de pesquisa, cujo objetivo era analisar o tratamento dado, na trajetória histórica do Colégio Estadual do Paraná, ao arquivo escolar e ao Museu Guido Straube, quanto à relevância, conservação e uso. Com esse projeto verificou-se a necessidade de uma reorganização do acervo documental do CEP. Assim, foi composta uma comissão gestora com membros do colégio e a participação da SUDE/SEED através do projeto Museu da Escola e da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da UFPR. Em 2009 mudou-se o foco do projeto para a criação do CENTRO DE MEMÓRIA do CEP que abrange o entendimento de todo o Colégio como espaço de memória.

 

 
Hinos

Hino Nacional
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manoel da Silva

- Arquivo de áudio (mp3) 
- Letra (pdf)

Hino do Colégio Estadual do Paraná
Letra: Barros Cassal
Música: Bento Mossurunga

 

 

- Arquivo de áudio (instrumental) (mp3)

- Arquivo de áudio (mp3)

- Letra (pdf)

 

Hino do Paraná

Letra: Domingos Nascimento

Música: Bento Mossurunga

- Arquivo de áudio (mp3)

- Letra (pdf)

 

Hino de Curitiba

Letra: Ciro Silva

Música: Bento Mossurunga

- Arquivo de áudio (mp3)

- Letra (pdf)

 
Museus Prof. Guido Straube

Museu Professor Guido Straube

Pela Ordem de Serviço no. 4/1979, de 8 de maio de 1979, o diretor, Professor Osny Antonio Dacól, cria oficialmente o Museu, dando-lhe o nome de “Museu Professor Guido Straube”, em homenagem ao mestre que o iniciou. (STRAUBE, 1992).

No dia 2 de agosto de 1979 houve a inauguração desse pela então Secretária da Educação, Gilda Polli Rocha Loures, em nome do Governador José Richa, dando-lhe cunho oficial para esse empreendimento.

Em 1985, o diretor, professor Eraldo Graeml, resolve estender o Museu ao Salão Nobre, abrigando também a pinacoteca e o setor Histórico do Estabelecimento centenário, designando a professora Carmem Lucia Rigoni, para a coleta e recuperação do acervo e posterior instalação.
 

O Museu tem por finalidade preservar a memória do CEP, através da coleta de informações e elementos materiais sobre a Educação, no Estado. Também, oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos seus objetivos. O Museu seguirá um Plano Museológico e Regimento Interno próprios, que atendam as diretrizes gerais estabelecidas na instituição de ensino a qual está vinculado.

O Museu está hoje incluído no Catálogo de Museus do Estado do Paraná. Em seu acervo, possui material didático-pedagógico, mobiliário, símbolos, uniformes, troféus, medalhas, documentos, fotografias, taxidermia, entomologia, paleontologia e ictiologia. Existem ainda livros, documentos e objetos de uso pessoal do professor Guido Straube.

O acervo do Museu já possui um prévio registro e catalogação, uma vez que ele existe desde 1979. Porém, em um primeiro momento, será necessário separar o que é de responsabilidade do Museu (objetos e obras bibliográficas raras e antigas, por exemplo) e da Seção de Documentação (documentos escritos e bibliográficos para pesquisa). Tal trabalho deverá ocorrer antes que se inicie a incorporação de novos elementos ao acervo.

 
Patrimônio Histórico

Seção de Proteção do Patrimônio Histórico

 

A Seção de Proteção do Patrimônio Histórico do CEP será responsável pelo assessoramento das ações relativas à preservação da estrutura física da instituição.
Tal seção visa a preservação de todos os bens materiais e imateriais que, pelo seu valor, são considerados de interesse relevante para a conservação da identidade e da cultura de um povo.
No CEP temos um conjunto de atividades e modos de agir e viver de um grupo, onde se formam coletividades e que se pretende que estas tenham um sentimento de pertencimento ao colégio.
Preservar é defender, proteger, resguardar, manter livre de corrupção, perigo ou dano, conservar, exercer o direito à cidadania.
Caberá a esta seção o inventário dos espaços e objetos distribuídos pelo colégio, considerados importantes para a preservação histórica, bem como orientar a utilização dos mesmos.

 

“A comunidade é a melhor
guardiã de seu patrimônio”
Aloísio Magalhães

 
Linha do Tempo
Consulte a Linha do Tempo do Colégio Estadual do Paraná.