CELEM-2026-2o-Semestre
Estão abertas as inscrições para os cursos do Centro de Línguas (Celem) do Colégio Estadual do Paraná, para turmas do nível 1, segundo semestre letivo de 2026.
Os cursos ofertados são Espanhol, Francês e Japonês.
Todos são gratuitos, presenciais, e de organização semestral.
As vagas são destinadas prioritariamente a estudantes da rede pública estadual de educação básica do Paraná, isto é, regularmente matriculados nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º anos), no ensino médio, na educação profissional subsequente ao ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA).
As vagas não preenchidas pelos estudantes poderão ser destinadas a professores, pedagogos e funcionários (na ativa) da rede pública estadual de educação básica do Paraná e também à comunidade.
Aos concluintes dos cursos do Celem será expedido Certificado de Conclusão para cada nível.
Aos estudantes, além da certificação, também constará no histórico escolar o registro da conclusão do curso (idioma, carga horária) realizado no Celem propriamente dito.
PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
Antes de fazer a inscrição, é fundamental ler o edital com as regras do processo, conforme orienta a Secretaria do Colégio Estadual do Paraná.
A inscrição é on-line. O formulário ficará aberto até 05/07/2026.


