A arte de Maria Helena Sarai Nunes, uma servidora pública de décadas dedicadas ao CEP 10/10/2023 - 21:46
-
Maria Helena Sarai Nunes.
Agente educacional, do Quadro de Funcionários da Educação Básica, o QFEB.
Ela se aposentou em 3 de julho deste ano.
Em 28 de setembro último, voltou ao seu local de trabalho, o Colégio Estadual do Paraná.
Ao CEP, dedicou décadas de sua vida – boa parte atuando no chamado Canteiro de Obras, unidade da instituição que fica no bairro Santa Felicidade, onde se realizam atividades práticas do curso de Técnico em Edificações. Recentemente, sua atuação já se dava na sede do colégio.
Mas, depois de aposentada, ela voltou... para trabalhar, de novo?
Não, Maria Helena agora tem outros compromissos, além dos merecidos descanso e lazer depois de pares e pares de anos de vida profissional.
Pintar o sete está entre as atividades atuais de Maria Helena. Não necessariamente o “pintar o sete” no sentido figurado, o de fazer travessuras
O “pintar o sete” no sentido de fazer arte.
Desenho, pintura… Não é de agora que Maria Helena se inspira e transforma sua criatividade em expressão visual. Para mais de dez anos que essa servidora pública aproveita parte do tempo - os domingos, principalmente - para desenhar e pintar.
Quem nas últimas semanas subiu ou desceu as escadarias da ala par, à frente da edificação, pôde conferir parte da obra de Maria Helena.
Uma exposição de seus desenhos foi instalada ali, como forma de homenagear a artista.
Aliás, foi para ser homenageada e receber os agradecimentos de colegas agentes educacionais, professores, demais funcionários e estudantes que Maria Helena esteve de volta ao CEP, em 28 de setembro.
Uma apresentação musical especialmente preparada pela Escolinha de Arte para Maria Helena, flores recebidas do Centro de Memória, além de muitos abraços e palavras de afeto estiveram entre as demonstrações de admiração e gratidão manifestas pela comunidade do CEP.
Comunidade, por sinal, do qual Maria Helena e família estão intrinsecamente ligadas. O marido, Seu Teobaldo, é trabalhador do CEP. A filha, Daiana Sarai Nunes, hoje graduada em Dança, foi aluna do CEP, integrando inclusive o Grupo de Dança Contemporânea do colégio, o Dancep.
Nas fotos a seguir, um pouquinho desse momento ímpar.
-