Vídeo celebra os dois anos de criação do Modulado de Teatro Musical 16/10/2020 - 20:43

Artisticamente falando, o que leva alguém a criar algo? Um sonho! Um desejo! Um incômodo! E uma necessidade! Também tem o desafio! A obra de arte existe, platonicamente, na cabeça do criador!

Em 2018 esqueci uma das frases mais dolorosas de Hamlet, aquela que diz que a consciência nos transforma em covardes! Então, ação! Sem noção do como montar um musical ao estilo de West End e Broadway! Alguns podem perguntar: - Por que fazer isso? Respondo fazendo outra pergunta: Por que não fazer?

Tive as bênçãos das Coordenadoras da Escolinha de Arte e também da Diretora Geral, Tânia Acco. Convenhamos, CEP é CEP e projetos simplesmente são apresentados, podendo ser questionados, apoiados, encorajados...

Precisou-se criar uma equipe de trabalho, composta por colegas qualificados nas áreas multidisciplinares, além de exemplificar como se dá a criação de um espetáculo em teatro musical. A partir disso, selecionamos estudantes com noções e habilidades relacionadas à proposta artística de atuação, canto e dança! Assim foi feito! E, confesso, com sorte formamos um elenco!

Colegas que acreditaram neste trabalho, junto com o elenco comprometido e talentoso! O amor à arte nos torna iguais! E foram meses de preparo, ensaios, erros, acertos, algumas [muitas] brigas e discussões! Afinal, são assim as produções artísticas!

Sim, a insegurança me abarcava, já que a mim foi confiada a responsabilidade de “capitão deste barco”, e eu nem não sabia nadar! Teatro musical não é convencionalmente uma peça de teatro regular! Mas... Hamlet, lembra?

Então, finalmente, criamos o espetáculo Now It Goes! Um musical Jukebox, que mostrou ao público o que há de melhor na essência de um bom musical, nos padrões do mercado crescente no Brasil (e que haverá de se recuperar após a pandemia).

E em 16 de outubro de 2018, no Teatro Salvador de Ferrante, o Guairinha, a peça foi assistida por uma plateia ansiosa e curiosa, movida pelo desejo de saber o que seria o tal Teatro Musical, produzido no Colégio Estadual do Paraná.

Este texto e este humilde vídeo caseiro, fruto do isolamento que nos abate, é para celebrar estes dois anos da estreia. Ficam aqui meus agradecimentos às pessoas que entraram no barco deste sonho, desejo, necessidade e vontade! Afinal, a arte também nos torna mais unidos!

Aqui não é a Broadway, mas é um conjunto de modulados da Escolinha de Arte do nosso Colégio Estadual do Paraná, ensino de qualidade e referência de escola pública em nosso Estado!

- Lau Bark -

Gravação e mixagem de som - Marcos Dallarmi

Publicidade – William de Oliveira

Operação Sonoplastia – Juliana Furtuoso

Staff - Luciana Litaiff, Thomas Melo, Pedro Paulo Santos.

Agradecimentos

Tânia Acco – Diretora Geral do Colégio Estadual do Paraná

Eduardo; Leonardo e Robson – Diretores Auxiliares do CEP

Cris; Daniele e Maura – Coordenadora da Escolinha de Arte