Técnico em Teatro apresenta ‘Rasto Atrás’, até sábado, dia 8 04/07/2023 - 19:11

-

O curso de Técnico em Teatro do Colégio Estadual do Paraná, na modalidade subsequente (período noturno), encerra nesta semana a temporada de provas públicas do primeiro semestre letivo de 2023 (2023-I).

As provas públicas consistem na montagem e apresentação de peças, pelos estudantes, sob supervisão dos professores.

Desta vez, a peça em exibição é ‘Rasto Atrás’, da turma do 2º período do curso de Técnico em Teatro. 

Confira release com informações sobre a peça.

realiza entre o final de junho e início de julho as chamadas provas públicas de finalização do semestre letivo.

Tratam-se das peças produzidas e encenadas pelos estudantes do curso, tanto do segundo como do terceiro período.

As peças são abertas à comunidade e têm entrada gratuita. Mas é preciso ficar atento/a à dinâmica de retirada dos ingressos, já que a procura costuma ser grande.

Confira detalhes sobre os espetáculos:

-

“RASTO ATRÁS”, DE 4 A 8 DE JULHO

A Companhia Mérida, formada por alunos do 2º semestre do curso Técnico em Teatro, faz sua estreia nos palcos com a peça “Rasto Atrás”, na primeira semana de julho no Teatro Guaíra e no Centro Cultural Sistema Fiep.

O texto é de Jorge Andrade. Lançado em 1965, apresenta uma abordagem autobiográfica e metalinguística, retratando a produção teatral no Brasil. Já seu titulo alude ao contexto das caçadas no interior do Brasil. “Rasto Atrás” é uma artimanha em que a caça confunde o caçador, retornando sobre seus próprios rastros, como se desfizesse o seu destino.

E é nessa vontade de mudança que se baseia toda a história do protagonista Vicente, um dramaturgo frustrado que resolve partir rasto atrás e retornar a sua terra natal, a fim de reencontrar seu pai, um caçador matuto, com quem mantém uma relação conflituosa desde a infância. Será que após tantos anos de incompreensão é possível a reconciliação?

Nessa jornada, somos levados a explorar o passado de Vicente e de sua família, encontrando uma série de personagens que se conectam de alguma forma com o espectador: paixões platônicas, problemas conjugais, sede de mudança e principalmente conflitos entre pais e filhos, uma tensão frequente nas relações familiares. 

A rememoração passa em uma cronologia fragmentada, pelos anos de 1920 até 1960, e ao contrapor as décadas, testemunhamos a evolução dos personagens: no passado, eram sonhos férteis e a ânsia de conquistar o mundo, mas será que essa mesma energia persistiu após 40 anos?

“Rasto Atrás” é um convite para explorarmos os mistérios, as dores e os amores que permeiam esse trem chamado vida. Embarquemos juntos nessa viagem!

Encenação | Todo o espetáculo é construído de forma conjunta pelos alunos, desde a escolha do texto, concepção de figurino, até ajustes técnicos de iluminação e sonoplastia. Os responsáveis pela orientação do elenco durante toda a produção teatral e preparação cênica são os professores Helio Aquino e Silvia Contursi, que assinam a direção da peça.

*Serviço:*
Rasto Atrás - Cia Mérida
Datas:
4 a 7 de Julho, 20h
Local: Miniauditório do Teatro Guaira
8 de julho, 20h
Local: Centro Cultural Sistema Fiep
Ingressos gratuitos
Mais informações e reserva de ingressos no instagram @merida.ciadeteatro

-