Sonho que nasce na Escolinha de Arte e chega no Japão 23/05/2019 - 18:30

Com um sorriso largo e a passagem aérea na mão, o estudante Leonardo Almeida, 21 anos, está prestes a realizar um dos sonhos de sua vida: conhecer o Japão. Em agosto, ele viaja para a Terra do Sol Nascente, onde vai estudar língua e cultura pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio.

Mas essa história começa em 2013, dentro da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná, onde o interesse pelo Japão surgiu para o estudante que cursava o 1o ano do Ensino Médio, e que agora, após ganhar uma bolsa de estudo, passará a viver do outro lado do mundo.

Léo contou que o envolvimento com a cultura japonesa começou com orientações que recebeu da professora Andreia Schultz, para aprimorar os seus trabalhos de desenhos no Modulado de Mangá. “Ela pediu para que fizesse pesquisas sobre a origem e percepções dos desenhos japoneses, o que despertou o meu primeiro interesse por toda cultura oriental”, lembrou o jovem também interessado em personagem cosplay.

Dessa forma, e também com apoio e incentivo da professora Maura Probst, a cultura japonesa entrou em sua vida, o que acabou fazendo com que ele se matriculasse no curso de japonês ofertado no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM-CEP). “Percebi a curiosidade que ele tinha por tudo que estava relacionado ao Japão e sugeri a ele o curso de língua em japonês ofertado gratuitamente em nossa escola”, disse Maura.

EM BUSCA DO SONHO – Depois que concluiu o Ensino Médio no CEP, Leonardo prestou vestibular e conquistou uma vaga no curso de Letras Japonês da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Ainda falta um ano para concluir este curso, o que farei assim que retornar do Japão”, garantiu.

Com todo aprendizado, Léo já possui domínio de comunicação em japonês. Fala, entende, escreve e treina, todos os dias, com a namorada japonesa, que veio para o Brasil estudar Letras Português, também na UFPR. “Todo o aprendizado adquirido vai facilitar o meu dia a dia no Japão, o que me dá tranquilidade para chegar e começar a nova vida”, disse.

Para os estudantes que estão iniciando nas atividades do CEP, Leonardo deixa uma dica: “Aproveitem todos os cursos da escola, procurando identificar valores em cada atividade e, assim, reconhecer o nosso próprio talento, para então poder realizar os nossos sonhos”, concluiu.

Ao Léo, a comunidade do CEP deseja uma boa viagem e muitas realizações no Japão!

***

GALERIA DE IMAGENS