Semana Pedagógica 2017 - 2º Semestre 31/07/2017 - 22:20

Nos dias 24 e 25 de Julho de 2017, nos três turnos, ocorreu no Colégio Estadual do Paraná (CEP) a Semana pedagógica 2017 do segundo semestre. Trata-se de uma formação continuada para professoras/es e funcionárias/os conforme determinado em calendário pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).

No dia 24 no período da manhã foi realizada a abertura da Semana Pedagógica pela Direção Geral do CEP com a apresentação de vídeos enviados pela SEED e na sequência apresentado uma retrospectiva do 1º semestre de 2017 do CEP.

24/07/2017 – Manhã

Após a abertura inicial e explicitação acerca da organização e encaminhamentos quanto ao trabalho, o PROCEP apresentou os profissionais do “Programa Papageno: como ajudar alguém com risco de suicídio” (Papageno é um personagem da obra “A flauta Mágica” de Mozart). Os psiquiatras trataram dos principais elementos que caracterizam o comportamento suicida, bullying e seus efeitos e informações sobre quando e onde se deve buscar ajuda (Confira + aqui).

1ª Palestra: Conceitos sobre comportamento suicida e Manejo de jovens com risco de suicídio e programas de proteção

Dr. Marcelo Von Der Heyle (médico psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria, preceptor da residência médica em psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Luz e Professor de psiquiatra da Universidade Federal do Paraná vice-presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, idealizador do programa).

2ª Palestra: “Bullying”

Dra. Sarah C. Zanghellini Rückll (Médica psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria, doutora em Psiquiatria pela Universidade de Heidelberg, Alemanha e Pós-doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais, na subespecialidade de Saúde Mental da Mulher. Atualmente atua como supervisora da Residência Médica da Clínica Heidelberg bem como coordenação da equipe multidisciplinar na mesma clínica).

3ª Palestra: Detecção de jovens com risco para suicídio.

Dr. Gustavo M. Schier Dória (Médico psiquiatra com especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Doutor pelo Programa de Pós Graduação da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná e Mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como Professor Adjunto do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR, Professor do Programa de Pós Graduação da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Pediatria da UFPR, coordenador da Residência de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da UFPR e coordenador do Ambulatório Geral de Psiquiatria da Infância e Adolescência e Ambulatório de TDAH e Transtornos Disruptivos do HC/UFPR).

 

24/07/2017 – Tarde

 

1ª Palestra: As drogas, o sistema nervoso central e consequências do uso.

No período da tarde o Dr. Marco Antonio Bessa (Psiquiatra, Psiquiatra da Infância e da Adolescência, Professor Adjunto de Psiquiatria - UFPR
Doutor em Ciências pelo departamento de Psiquiatria da UNIFESP e
Mestre em Filosofia, Universidade Federal de São Carlos, Conselheiro do CRM-PR).

2ª Palestra: Importância da prevenção ao uso abusivo de drogas nas escolas, dados sobre drogas no Brasil e causas do uso.

Dr. Diana de Lima e Silva (Jornalista, graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, em 1976. Em 1991, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desde 2013, integra Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas- CONESD/PR e desde 03/01/2017 exerce oficialmente a Presidência desse Colegiado. Faz parte também do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba, como representante titular do SINDIJOR-Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Paraná).

 

3ª Palestra: Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano.

Dr. Araci Asinelli da Luz. (Graduação em História pela PUC/PR, mestrado em Educação pela UFPR e doutorado em Educação pela USP).

 

24/07/2017

No período da noite a Direção Geral do CEP retomou aspectos que foram tratados no turno da manhã e realizou uma retrospectiva do 1º semestre de 2017.

Ocorreu a apresentação da equipe multidisciplinar do CEP e na sequência a palestra do Prof. Ms. Prof. Denis Denilto Laurindo (coordenador geral da União de Negros pela Igualdade no Paraná - Unegro) acerca da Consciência negra. O trabalho do turno foi finalizado com uma fala da pedagoga Andresa sobre avaliação.

25/07/2017 – Manhã

No dia 25 de Julho no período da manhã a Direção Geral apresentou O plano de Ação da gestão 2016-2019 e a seguir ocorreram as seguintes palestras:

1ª Palestra: Mulheres Negras. Heroínas Negras Brasileiras.

Professora Juliana Chagas da Silva Mittelbach (Gestora no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Paraná (HEMEPAR). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com Pós graduação em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Saúde Coletiva com Concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde com Ênfase em Serviços de Hemoterapia - UFBA)

2ª Palestra: Enedina Alves Marques (primeira mulher negra que concluiu o curso de Engenharia pela Faculdade de Engenharia do Paraná (FEP) em 1945)

Prof. Sandro Luis Fernandes (Graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR 1996). Especialização em Imagens, Linguagens e Ensino de História pela UFPR (2000). Mestre em Educação: estudos sobre ensino de História e uso do cinema pela UFPR (2007). Pesquisador de Educação Histórica no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH/UFPR) e SME (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba). Professor de História da Escola Municipal São Miguel. Professor de Sociologia no Colégio Dom Bosco).

3ª Palestra: Consciência Negra

Prof. Denis Denilto Laurindo (Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Professor do quadro próprio do magistério do Estado do Paraná, Consultor Técnico Pedagógico do Instituto Acácia, compositor, poeta, vocalista da banda A Lei).

A direção também apresentou os componentes da brigada escolar.

Nos intervalos, a Escolinha de Arte levou apresentações culturais com seus professores e estudantes.

25/07/2017 – Tarde

No período da tarde os/as professoras/es, coordenadoras/es e pedagogas/os trataram do PPC e PTD para o segundo semestre;

Para os funcionários neste período o Professor Itamar Cardoso da Silva (Professor de Educação Física do CEP) tratou da questão da saúde no trabalho e a Professora Simone Maria Soares Piekarczyk (Especialista em educação, planejamento e gerenciamento do meio ambiente) tratou das Relações Interpessoais. 

No período da noite as/os professoras/es se reuniram com seus respectivos/as coordenadores/as e pedagogas/os para tratar do início do segundo semestre.