Robótica do CEP termina ano com novas conquistas; relembre a temporada 2023 14/12/2023 - 14:00

-

A equipe de Robótica do Colégio Estadual do Paraná (Acrux Robocep) encerra 2023 somando novas conquistas para um ano repleto de bons resultados.

Em dezembro, ela foi terceira colocada geral do Torneio Brasil de Robótica, disputado em Brasília, na categoria (alunos de 14 a 18 anos).  A colocação geral engloba quatro avaliações: desafio prático; mérito científico, organização e método; e também tecnologia e engenharia.

Participaram da competição pela Acrux Robocep estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio (Ana, Carlos, João Gaio, Vinícius e Erán foram os componentes), tendo como técnico o professor Tony, e como mentor o professor Spina.

“Vale ressaltar que o Torneio Brasil de Robótica tem como tema os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, sendo que neste ano o ODS foco foi aquecimento global. Assim, no quesito ‘mérito científico’, a equipe tinha de envolver o tema”, explica o professor Tony.

O professor, por sinal, ficou em segundo lugar no Torneio da First Lego League (FLL), ocorrido em Jundiaí (SP), em 8 de dezembro. A equipe Robocep foi representada por estudantes de até 15 anos (alunos Victor, Wesley, Alef, Renê e Nilo).

A equipe Acrux também está classificada para participar do Nacional da FTC (First Tech Challenger), em Brasília, nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 e 2 de março do próximo ano. “Importante destacar que todos os materiais deste robô foram adquiridos por meio de venda de pizza pelos estudantes”,

Confira as conquistas da Equipe Robocep em 2023:

Campeão da categoria Missão Impossível no Campeonato Nacional ‘Fira’, em Juazeiro (CE), e está classificada para o mundial do ‘Fira’, em agosto do próximo ano; Terceiro lugar nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) em Brasília, na categoria High; Campeão geral da categoria High, em Marília (SP); Primeiro lugar da categoria High – desafio prático – Marília (SP); Segundo lugar na categoria Missão Impossível (TBR), em Santo André (SP); Terceiro lugar na categoria Missão Impossível (TBR), em Santo André (SP); Prêmio de Robustez na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) etapa Paraná; Prêmio de Design na OBR PR; Prêmio Maker na OBR PR; Premio Dedicação na OBR PR; Segundo lugar Sumobot1kg no Salão de Robótica do Paraná; Terceiro lugar – seguido da linha kito didático – Salão de Robótica do Paraná; Primeiro lugar do nível 2 do Campeonato Aberto da OBR; Segundo lugar do nível 1 do Campeonato Aberto da OBR; Terceiro lugar do nível 2 do Campeonato Aberto da OBR; Medalha de Honra ao Mérito N1, N2, N3 e N4 na OBR Teórica; Segundo lugar de técnico destaque da FLL, Jundiaí (SP).

-

Robótica 2023