Restauradores resgatam 40 anos de história da Revista Arte & Educação 26/06/2019 - 15:10
Resgatar 40 anos de memórias. Essa é uma tarefa colocada nas mãos da restauradora Camila Olegário, do Modulado de Acervo da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná. Ela está trabalhando na recuperação dos exemplares da Revista Arte & Educação, cuja primeira edição foi lançada em setembro de 1970, no Rio de Janeiro (RJ).
Os trabalhos estão sendo supervisionados pela professora de Arte Maura Probst, coordenadora da Escolinha de Arte do CEP. “Estamos trabalhando de forma minuciosa neste material que reúne informações importantes sobre as diversas escolas de arte existentes em nosso país”, disse a professora.
Maura explicou que a revista, organizada pela Escolinha de Arte Brasil, nasceu com a ideia de se promover a integração entre todas as escolas de artes brasileiras, reunindo em suas edições os registros das atividades e manifestações artísticas em todas as regiões.
“Um importante marco para a produção cultural das últimas décadas, que teve estímulo à comunicação com intuito de se promover o intercâmbio entre as escolinhas de arte do país e também com as estrangeiras”, afirmou. “Portanto, um importante material a ser recuperado e preservado pelo processo de restauração”, acrescentou.
Por isso, a restauradora Camila está focada nos trabalhos técnicos que, pouco a pouco, vão devolvendo as características originais do material amarelado pela ação do tempo. Para tanto, vestindo luvas e máscara, ela faz uso de instrumental específico para realizar os procedimentos que vão da higienização do papel até a recuperação de pequenas áreas danificadas.
“Tudo feito com muita atenção para no final o material ganhar uma nova costura e ficar pronto para eventuais consultas, além de se constituir em um valioso item do acervo da nossa Escolinha”, concluiu a restauradora.
***