Restauradores montam o livro da história da Escolinha de Arte do CEP 28/05/2019 - 20:20
Os estudantes de restauração estão montando um livro que vai resgatar a história da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (CEP), fundada em 6 de junho de 1957. O processo de montagem do original passa pela pesquisa de documentos com registros de notícias, e vai até a seleção de textos que seguem uma ordem cronológica dos fatos e acontecimentos, além da higienização dos papéis amarelados pela ação do tempo.
O trabalho é acompanhado por professores de arte, que orientam os estudantes sobre aplicações de técnicas adequadas para recuperação e preservação dos documentos encontrados nas gavetas. “Tudo é feito com delicadeza e atenção, com uso de luvas e máscaras para evitar a contaminação dos materiais que estão sendo manuseados”, explicou a professora de Arte Maura Probst, coordenadora da Escolinha de Arte.
Pouco a pouco o livro vai sendo montado para reconstruir a história da escolinha, que completa 62 anos de existência. “O objetivo é construir mais este elemento para ajudar a preservar a memória desta Escolinha, que inicialmente foi organizada para promover atividades artísticas e recreativas dentro e fora das salas de aula”, disse a professora. "Ainda nos dias de hoje, a Escolinha mantém sua função e continua sendo um centro de referência na produção de arte e cultura em nossa cidade", acrescentou.
Para a construção do livro, que já possui mais de 100 páginas, capa e contracapa, a coordenadora dos trabalhos conta também com o apoio e profissionalismo das alunas Lorena Socudolski, do 3° ano do Ensino Médio, e Brenda Lis Rocha, do curso de Artes Visuais da Unespar de Curitiba. O trabalho é realizado como atividades do Modulado de Acervo da Escolinha, ofertado na área de subsolo do prédio central.
***