Prova Paraná é nesta quarta, dia 21, e quinta, 22 20/08/2024 - 19:18
--
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná aplica nesta semana, na rede estadual de ensino (incluindo, portanto, o Colégio Estadual do Paraná), a Prova Paraná.
A aplicação da prova impressa será na quarta-feira, dia 21, e na quinta-feira, dia 22. Cada aluno e aluna faz a prova no seu horário de aula. A prova tem duração de 2h30.
Os dois dias de prova são divididos de acordo com as áreas de conhecimento. Em um deles, os alunos responderão perguntas de Língua Portuguesa e Matemática. No outro, o conteúdo será referente às áreas de Língua Inglesa, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
A divisão é a mesma para todos os estudantes da modalidade regular, desde o ensino fundamental II (6º a 9º ano) até o ensino médio (1ª a 3ª série), com a inclusão dos componentes de Educação Financeira, Pensamento Computacional e, para as 3ª séries, as questões dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, “as avaliações têm o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes da rede estadual em diferentes etapas da educação e, a partir dos resultados, monitorar e melhorar a qualidade da educação”.
Além disso, os dados são utilizados para a implementação das estratégias pedagógicas necessárias para o fortalecimento do aprendizado, ainda segundo a Secretaria da Educação.
A primeira Prova Paraná impressa já foi feita neste ano, no mês de abril. A terceira e última avaliação de 2024 está prevista para novembro.
--
Com informações da Agência Estadual de Notícias
--