Programação 178 anos do Colégio Estadual do Paraná 05/03/2024 - 20:40

CEP 178 ANOS - PARTICIPE DESSA FESTA!! 1846 / 2024 – A mais antiga Instituição Educacional Pública do Paraná

Criada pela Lei nº 33 de 1843, ainda na então 5ª Comarca de São Paulo, com o nome de Licêo de Coritiba o Colégio Estadual tem grande importância histórica, educacional e cultural na formação dos paranaenses.
Esta centenária Instituição de Ensino Público já teve outros nomes – Licêo de Coritiba, Instituto Paranaense, Gymnásio Paranaense,
Gymnásio Paranaense Internato, quando em 06 de janeiro de 1943, passa a denominar-se COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, atualmente Colégio Estadual do Paraná – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante.
O Colégio também já desenvolveu suas atividades em outras sedes – na época da sua criação (1846) foi instalado numa casa alugada no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes.
Em 1854 é inaugurada na rua da Assembléia , hoje Dr. Muricy – a 1ª sede do Licêo de Coritiba, em 1872 o Governo Provincial adquire, para sede do Licêo a casa do Comendador Manoel Antonio Guimarães - Visconde de Nacar.
Em 1904 a 3ª sede própria é inaugurada na rua Borges de Macedo, atual Emiliano Perneta, onde hoje está instalada a Secretaria de Estado da Cultura.
A atual sede foi inaugurada pelo então Presidente da República – General Eurico Gaspar Dutra no dia 29 de março de 1950.
A história desta Instituição de Ensino confunde-se com a própria história do Paraná, inúmeras personalidades do meio político, artístico, comercial, empresarial, literário, científico, ... estudaram aqui no CEP.
Lembramos também dos anônimos que muito se orgulham de aqui terem passado, dizer que estudou no CEP.....é um privilégio. 
Confira a seguir as datas e os eventos comemorativos pelo do aniversário do CEP.

Você também faz parte dessa História.