Programa "Turma de Valor" no Colégio Estadual do Paraná 29/11/2011 - 12:30


No dia 25 de novembro, iniciou-se, no Colégio Estadual do Paraná, com as 5ªs séries, a aplicação do Projeto Turma de Valor, realizado em parceria com o Ministério Público, sob a orientação da Profª Vivian Célia Brunnquell,
O programa Turma de Valor, que já é reconhecido pela ONU, recentemente disputou o prêmio do Centro Ruth Cardoso com outras 345 ideias e foi escolhido como proposta inovadora para desenvolvimento social, através da abordagem de valores em sala de aula.
Fundamentado em pesquisas que apontam para o afastamento dos comportamentos de risco com a presença de valores positivos, um jogo foi criado para se desenvolver em oito semanas.
A criança escolhe um dos seis personagens (avatares) após a leitura de suas características de comportamento, e, é claro, depois de conhecer o estereótipo de cada um.
Uma vez identificada com seu personagem, a criança começa a ler a história em quadrinhos, que tem a finalidade de contextualizar determinadas situações em que a criança será convidada a efetuar uma escolha.
À medida que a criança faz suas escolhas, seu personagem alcança resultados diferentes em sua trajetória.
As opções de cada criança são discutidas em sala de aula com os educadores, que procuram promover a reflexão sobre cada situação, não impondo o que é certo ou errado, mas ampliando a percepção das crianças.
Ao final de cada rodada, e do jogo, a criança recebe um feedback sobre suas escolhas, sempre no sentido de elevar o grau de reflexão, mas jamais com o objetivo de avaliar seu desempenho.
Após as palestras anteriores que versaram sobre o tema "corrupção", o CEP foi escolhido para participar do Projeto Turma de Valor, sob a orientação do psicólogo Celso Garcia.

Turma de Valor