Professor de Língua Espanhola do CEP tem projeto selecionado pela Secretaria da Educação para Congresso Estadual 15/09/2023 - 13:59

-

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná tem organizado o Congresso Formadores da Educação Básica e, para este ano de 2023, na sua segunda edição, entre os projetos selecionados para apresentação em formato de banner está a implementação realizada no ano letivo de 2022 nas turmas dos 6º anos finais do ensino fundamental de responsabilidade do professor Me. Gilson Rodrigo Woginski, professor de Língua Espanhola do Colégio Estadual do Paraná.

Em matéria publicada no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o titular da pasta, professor Roni Miranda, afirma que, nesta edição do Congresso, "o foco são os bons exemplos desempenhados pelos professores participantes do programa em termos de inovação, metodologias de ensino eficazes e comunicação assertiva em sala de aula. Com isso, tais práticas podem ser ampliadas, de modo a reforçar ainda mais a qualidade do ensino no Estado”.

TEMA

Com o tema "Portafolio de Evidencias de Aprendizaje" ("Portfólio de Evidências de Aprendizagem", em tradução livre), o projeto teve implementação acompanhada pela pedagoga das turmas, Priscila Cabrera.

A partir do Plano de Trabalho Docente, ela teceu reflexões pedagógicas sobre as proposições, conjuntamente com o professor.

"As atividades propostas e implementadas pelo professor Gilson Woginski advieram de um planejamento que previa o engajamento de todos estudantes, nas três turmas do sexto ano do ensino fundamental. Foi uma proposta que previa estudantes proativos, que permanentemente dialogam com o professor e entre seus pares, logo, os estudantes tiveram a possibilidade de ressignificar o seu conhecimento", ressalta a profissional.

A pedagoga continua: "O professor Gilson planejou essas atividades e as apresentou nas salas de aula com muita objetividade. O partilhar das orientações docentes proporcionaram aos estudantes sua imersão em desafios pedagógicos, pesquisas, adequações culturais e idiomáticas. Também, foi possível observar a imersão dos estudantes na busca por fontes de pesquisas usadas para principiar as construções estudantis e seu desenvolvimento no ensino, no conhecimento da cultura, dos hábitos e idiomas em língua espanhola. Parabéns, professor Gilson por seus planejamentos, ações exitosas e por acreditar na capacidade da educação de transformar a vida de muitos desses estudantes. São exemplos da mágica docente que engajou os estudantes em sua totalidade”, enaltece.

VALORIZAÇÃO

A diretora-geral do CEP, Laureci Schmitz, também acompanhou os relatos dos/as estudantes interagindo com eles/as, verificando sua aprendizagem processual, em que segundo ela, é fundamental valorizar e incentivar o trabalho do professor enquanto intelectual orgânico e sujeito epistêmico.

Por sua vez, o professor Gilson Rodrigo Woginski destaca a importância da valorização das ações desenvolvidas pelos/as profissionais da educação, bem como acredita que o referido evento permite a troca de experiências e vivências realizadas em diferentes regiões do Paraná - o que deve culminar com a qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos/as estudantes.

SOBRE O EVENTO

O Congresso Formadores da Educação Básica é organizado para dar visibilidade aos projetos desenvolvidos durante o processo de formação  continuada “Formadores em Ação”. Neste ano, ocorreu de 4 a 6 de setembro, em Foz do Iguaçu. Participaram aproximadamente 800 pessoas ao longo dos três dias de evento.

Destas, de acordo com a Seed-PR, 520 são professores formadores que apresentam – em forma de oficinas – 80 trabalhos desenvolvidos por meio de boas práticas pedagógicas ao longo do ano letivo, como forma de incentivo ao desenvolvimento e aplicação de novas metodologias de ensino aos participantes, entre eles tutores, técnicos e coordenadores pedagógicos.

-

SOBRE O TRABALHO

Título/Tema: Portafolio de Evidencias de Aprendizaje

Objetivo: pretendeu-se a produção de um "Portafolio de Evidencias" como um instrumento de autoavaliação das práticas pedagógicas e avaliativas desenvolvidas no trimestre de 2022.

Público: estudantes dos 6º anos (A, B e C).

Justificativa: propor práticas transformadoras sobre o estudado, buscando o pensar e agir criticamente.

Metodologia: estratégias a partir dos Multiletramentos e da Aprendizagem Investigativa.

Conteúdos: apresentar-se a si mesmo e outros/as; dar e pedir informações pessoais; reconhecer e adequar-se a situações (in)formais; identificar e reconhecer os países hispano-falantes.

Recursos: cartolinas, cola, lápis de cor e atividades desenvolvidas anteriormente.

Implementação: ao produzi-lo, os/as estudantes fizeram, de maneira colaborativa, reflexões sobre sua aprendizagem: a) repensar o aprendido a partir da autoavaliação; b) ao recontar, estimular a participação familiar sobre a vida escolar e interagir com a pedagoga e diretora do Colégio CEP; c) realizar conexões/relações entre os temas/conteúdos; d) pesquisar os erros linguístico-discursivos; e) propor soluções à organização do portfólio; f) desenvolver a criatividade e cooperação com companheiros/as; g) expressar sua criatividade e pensamento crítico; h) questionar a prática do professor.

Resultados: o Plano de Ação oportunizou diálogo e reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos do processo de aprendizagem do idioma Espanhol, bem como o (re)pensar do desenvolvimento das habilidades dos/as estudantes como pesquisar, planejar, argumentar, trabalhar em cooperação, autoavaliar e envolver a família.

Professora Formadora: Fernanda Veronez

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS AQUI!