Prática une Língua Espanhola, inteligência artificial e desenvolvimento de identidades visuais 30/08/2024 - 14:00

--

Uma prática pedagógica envolvendo a turma B do Nível 4 do curso de Língua Espanhola do Centro de Línguas do Colégio Estadual do Paraná (Celem/CEP) proporcionou aos estudantes experimentarem a convergência entre elementos linguísticos discursivos, identidade visual e inteligência artificial.

A prática foi organizada pelo professor Gilson Rodrigo Woginski para o Curso Formadores 2024 (Jornada 2), de Mídias Digitais e Processos Criativos, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), com orientação da professora formadora Lais Hykavei.

Como conteúdos do curso, foram trabalhados léxicos referentes aos esportes e interculturalidade. Neste ponto, Jogos Olímpicos sediados em cidades de países hispano-falantes, como Cidade do México (México, 1968) e Barcelona (Espanha, 1992), foram o tema.

Os estudantes, explica o docente, pesquisaram sobre essas edições das Olimpíadas, analisando identidades visuais de cada uma delas. Buscaram informações que justificassem matizes culturais de ambos os Jogos, "identificando possíveis elementos estereotipados".

A partir, então, de um pensamento crítico-reflexivo, os estudantes foram orientados a construir novas identidades visuais, de maneira colaborativa, e utilizando-se de recurso de inteligência artificial do programa denominado “Dall-E”.

O professor lista os objetivos de aprendizagem: “difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais; vivenciar e propor processos de criação autorais, individuais e coletivos em diferentes mídias digitais, utilizando as linguagens; aproximar-se, reconhecer e valorizar a diversidade cultural, promovendo reflexões e interação entre culturas diferentes (brasileira, mexicana e espanhola) para desconstruir possíveis estereótipos interculturais e/ou discriminatórios; descrever (palavras-chave) a proposta de identidade visual para que o programa Dall-E (via ferramenta Canva) criasse a ilustração/imagem pretendida; analisar e compreender as limitações da inteligência artificial na criação de imagens, por exemplo”.

--

GALERIA DE IMAGENS

  • Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial
    Celem_Lingua_Espanhola_inteligencia_artificial