Por desenhos e palavras, estudantes se expressam no Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 30/05/2023 - 21:46
-
Em um trabalho desenvolvido para a disciplina de Projeto de Vida, estudantes do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná puderam fazer seu alerta na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Proposta pela professora Eliana Maria dos Santos, a atividade permitiu com que os/as estudantes utilizassem o desenho e as palavras para se expressar sobre o tema.
O trabalho teve como fator motivador a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Os desenhos foram afixados, em exposição, no acesso à área do refeitório, no térreo, logo após o lance de escadas que desce do primeiro andar.
“São trabalhos que trazem uma sensibilidade muito grande, e promovem uma reflexão muito profunda sobre o tema”, salienta a professora Eliana.
A docente assinala que é também papel da escola abordar a questão, inclusive como espaço para acolhimento.
Para a professora, muitos dos cartazes criados caberiam perfeitamente como material de campanha de sensibilização e denúncia.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000. “A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune”, informa o órgão.
O Dique 100 é um dos canais para efetuar denúncias.
-