No Festival de Teatro de Pinhais, estudantes mostram espetáculo em Libras 17/10/2019 - 20:30
Os estudantes do Curso Técnico em Teatro Integrado com Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná (CEP) surpreenderam o público que foi nesta quinta-feira (17) conferir o espetáculo “Orfeu e Eurídice” no Festival de Teatro de Pinhais. Os atores e atrizes encenaram a peça de uma maneira especial, fazendo a introdução da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nas cenas, para promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na plateia.
A montagem dirigida pelo professor André Meirelles exigiu de todo elenco o aprendizado na linguagem voltada ao público específico. “Foi um grande desafio para os aprendizes da arte de representação no palco, mas que também proporcionou aos atores e atrizes mais uma ferramenta poderosa capaz de universalizar a linguagem teatral”, disse o professor. O resultado, afirma Meirelles, é um espetáculo da narrativa clássica, que passa a ser contada para todos os públicos.
A peça encenada em Libras faz parte da prova pública dos alunos e alunas que se formam em teatro neste semestre. Além do Festival na Região Metropolitana de Curitiba, o espetáculo feito para inclusão também será apresentado em 31 de outubro, às 10h50, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em outras três sessões será mostrado no Teatro Cleon Jacques, em 14 de novembro, às 20h; e em 15 de novembro, às 16h30 e 19h30.
SERVIÇO - O Teatro da Reitoria fica na Rua XV de Novembro, 1299, no Centro de Curitiba. Já o Teatro Cleon Jacques fica na Avenida Mateus Leme, 4700, no bairro São Lourenço, também na capital paranaense.
***