Mujeres Invisibles – Mulheres Invisíveis 04/05/2022 - 15:31

.

A MULHER INVISÍVEL - essa foi a abordagem dada pela professora de Espanhol, durante o mês de março de 2022, mês da mulher, nas turmas 8-D e 9-E.

Os alunos fizeram uma reflexão sobre a INVISIBILIDADE da Mulher, ou melhor, sobre a INVISIBILIDADE DO TRABALHO DA MULHER na sociedade, na ciência, na saúde, na educação, na política, além de outros.

Após esta reflexão, montaram uma página no Jamboard, com um pequeno texto e uma foto, geralmente, feita por eles mesmos.

Nestas páginas, foram homenageadas: as merendeiras e cozinheiras do colégio, as faxineiras ou mulheres da limpeza, as garis, as vendedoras informais de frutas, as enfermeiras, as mulheres comuns da sociedade;

mas, foram também homenageadas cientistas, educadoras e pedagogas ignoradas pela sociedade, e a ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco que era invisível para o mundo, mas precisou ser brutalmente assassinada para se tornar visível.

Também foram homenageadas: Rosa Luxemburgo, Anne Frank, Anita Garibaldi, Joana D’Arc, Maria Montessori, Nossa Senhora Aparecida, além de outras.

Uma homenagem especial também foi prestada à mãe de um aluno do 9-E, Leonardo Dias de Oliveira, que escreveu:

“La mujer invisible (para mí) es mi madre. Porque todos los días por la mañana ella sale a trabajar y (lo hace) para dar lo mejor a nosotros.

Llega el final de semana y siempre anda lidiando con la comida, limpiando la casa y lavando la ropa,

pero muchas veces no nos damos cuenta de que nuestras madres están haciendo todo para que siempre estemos bien.

Sólo sabemos pedir más y más a ellas, pero hoy, sólo estoy aquí para agradecerle lo mucho que ha hecho mi madre por la familia y que sin ella yo no estaría donde estoy”.

Todas essas páginas do Jamboard foram impressas pela professora Laura Jesus,

foram coladas em papel marrom em forma de Mural e fixadas no corredor do segundo andar,onde estão as salas de aulas desses alunos: 219 e 229.

Aproveite para conhecer esse mural no colégio e visite o álbum de fotos dessa atividade no arquivo digital do colégio disponibilizado nas suas redes sociais.

Texto de: Laura Jesus de Moura e Costa

Professora de Língua Espanhola