Mostra difunde saberes dos cursos técnicos subsequentes 30/05/2025 - 15:00
--
O Colégio Estadual do Paraná promoveu nesta semana a primeira edição, em 2025, da Mostra da Educação Profissional Subsequente – evento que se consolidou no calendário escolar da instituição.
Com essa, desde 2022 são sete as edições da Mostra, que é bianual (uma edição no primeiro semestre, outra no segundo).
Mais uma vez, o que se viu foi a difusão de saberes e a aproximação entre a educação profissional subsequente ao ensino médio e o ensino médio propriamente dito.
Nos três períodos, no pátio ala par, estandes de cada um dos cursos técnicos subsequentes em funcionamento (Edificações, Produção de Áudio e Vídeo, Teatro e Saúde Bucal) apresentavam equipamentos, materiais e informações como grade curricular e conteúdos estudados.
Turmas do ensino médio da manhã, da tarde e da noite visitaram a exposição. Dialogaram com alunos e alunas dos cursos técnicos, bem como com professores e pedagogas.
Especificamente pela manhã, em reunião com os e as estudantes do ensino médio foram apresentados os cursos técnicos subsequentes, e divulgada a Pesquisa de Interesse – formulário a ser preenchido por quem deseja estudar um dos cursos no segundo semestre deste ano (2025-II).
À noite, cada curso promoveu também atividades especiais para suas turmas.
No Técnico em Saúde Bucal, por exemplo, as estudantes abriram o laboratório para orientar sobre práticas corretas para a escovação dentária.
No Técnico em Edificações, houve uma palestra em que, entre outros temas, tratou-se do Plano de Diretor de Curitiba e do desenvolvimento urbano da cidade.
No Técnico em Teatro, houve apresentação de pequenas cenas teatrais, em diversos ambientes, e depois sarau no auditório.
No Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, a turma, dividida em equipes, tratou de realizar cobertura audiovisual do evento e suas atividades. Além da captação de imagens, realizou entrevistas com participantes da Mostra.
--