Membro do Clube de Astronomia do CEP flagra “cometa do século”; dias 10 a 13 serão os melhores para observação 04/10/2024 - 12:00
--
Amante das estrelas e estudioso de ótica atmosférica, como ele próprio se define, Fabiano Belissário Diniz, membro do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, flagrou a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–Atlas).
Esse cometa tem sido apontado pelo noticiário especializado como “o cometa do século”. Esta vem sendo a primeira aproximação dele ao planeta Terra, em 80 mil anos.
Os registros de Fabiano foram feitos na noite de 29 de setembro, em área rural do município de Tibagi, região dos Campos Gerais do Paraná.
“A região é privilegiada, com céu muito escuro à noite devido à ausência de cidades grandes próximas. Assim, o cometa foi facilmente visível a olho nu, incluindo parte da cauda. Ao binóculo ficou simplesmente estonteante. A visão que tive ao vivo vai ficar gravada na memória para sempre!”, descreve o estudioso.
De acordo com o coordenador do Observatório Astronômico do CEP (Oacep), Amauri J. L. Pereira, ainda é possível observar a aproximação do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–Atlas).
“A melhor época prevista para a observação desse cometa será entre os dias 10 e 13 de outubro, a oeste, ao entardecer”, explica.