Membro do Clube de Astronomia do CEP flagra “cometa do século”; dias 10 a 13 serão os melhores para observação 04/10/2024 - 12:00

--

Amante das estrelas e estudioso de ótica atmosférica, como ele próprio se define, Fabiano Belissário Diniz, membro do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná, flagrou a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–Atlas).

Esse cometa tem sido apontado pelo noticiário especializado como “o cometa do século”. Esta vem sendo a primeira aproximação dele ao planeta Terra, em 80 mil anos.

 

cometa_do_seculo_observacao_29set2024

 

Os registros de Fabiano foram feitos na noite de 29 de setembro, em área rural do município de Tibagi, região dos Campos Gerais do Paraná.

“A região é privilegiada, com céu muito escuro à noite devido à ausência de cidades grandes próximas. Assim, o cometa foi facilmente visível a olho nu, incluindo parte da cauda. Ao binóculo ficou simplesmente estonteante. A visão que tive ao vivo vai ficar gravada na memória para sempre!”, descreve o estudioso. 

De acordo com o coordenador do Observatório Astronômico do CEP (Oacep), Amauri J. L. Pereira, ainda é possível observar a aproximação do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–Atlas). 

“A melhor época prevista para a observação desse cometa será entre os dias 10 e 13 de outubro, a oeste, ao entardecer”, explica.