Linguagem de animação para o público infantil é tema de palestra no Produção de Áudio e Vídeo 03/07/2024 - 12:00
--
As especificidades no processo de concepção, pré-produção, produção e pós-produção de obras audiovisuais em animação. Mais ainda, quando voltadas ao público infantil.
Esse foi o tema de uma palestra realizada em 26 de junho último, direcionada aos estudantes do primeiro período do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo (1ºPAV) do Colégio Estadual do Paraná.
A palestra foi ministrada por Gustavo Lepca e Renata Rosa, dois integrantes da equipe de realização do curta-metragem em animação “Casa na Árvore”, lançado em junho no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (veja mais aqui).
O curta, na verdade, é um piloto para o projeto de uma série, conforme explicaram os realizadores.
A atividade começou com a exibição do curta, cuja sinopse é a seguinte: “Ao chegar na escola Ariel percebe que o amigo Dudu não está. Motivo da falta? Ficou resfriado. Na imaginação de uma criança que tem como afazer principal, ir pra escola, a ausência pode significar uma permissão total para a brincadeira. E quem não quer brincar o dia todo? Ficar resfriado pode fazer parte do cotidiano de uma criança, mas não quando essa criança é Ariel”.
Na sequência, Lepca explicou sobre a elaboração do enredo, a caracterização dos personagens e aspectos técnicos relativos aos traços do desenho e à animação propriamente dita. Depois, Lepca e Renata Rosa responderam a perguntas dos estudantes. Renata abordou especialmente sobre oportunidades que se abrem para o audiovisual nacional com editais de incentivo, como os referentes à Lei Paulo Gustavo.



