La pandemia no se acabó: sigue usando la mascarilla 24/11/2021 - 17:03

 

Esse é o conselho dos/as estudantes do Curso de Língua Espanhola, Nível 3, do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) do Colégio Estadual do Paraná (CEP) que produziram vídeos com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre as medidas de proteção contra a pandemia da COVID-19.

Para isso, além da mediação do professor de Língua Espanhola Gilson Rodrigo Woginski, também Coordenador do CELEM/CEP, os/as estudantes foram estimulados a pesquisar sobre a temática em questão, bem como buscar estratégias de como gravar um vídeo com o próprio aparelho de celular e/ou computador.

“O planejamento das aulas a partir da integração das tecnologias digitais e das metodologias ativas é significativo, porque ao usar as tecnologias essas funcionam também como ferramentas cognitivas implicando nos usos dos multiletramentos”, explica o professor.

Para a produção dos vídeos foram seguidas algumas orientações como: Refletir sobre a pandemia da COVID-19 e as medidas de proteção; Decidir o que abordar (uso obrigatório de máscaras, prevenções; medidas gerais, etc); Refletir e fazer uso das funções comunicativas (dar instrução, aconselhar, fazer recomendação) e dos elementos linguístico-discursivos (usos das ações no Modo Imperativo; o registro/variante de língua formal/informal a partir dos usos dos pronomes pessoais tú, vos, usted/es ou vosotros/as, as escolhas lexicais la mascarilla, el tapabocas, el cubrebocas).

Para a estudante Carmelita Marques, "a atividade com o vídeo sobre os cuidados que devemos ter durante a pandemia da COVID-19 foi muita rica, exigindo a pesquisa e um aprendizado interdisciplinar. Precisei pensar e elaborar um roteiro com as instruções e conselhos que transmitirá aos meus colegas de turma e à comunidade escolar, selecionar objetos para ilustrar, usar a língua adequadamente conforme orientações e mediação do professor, no caso, o Espanhol, bem como usar as tecnologias como o celular para filmar, gravar e enviar para o professor avaliar e depois circular para cumprir com a finalidade de conscientização sobre cuidados durante a pandemia".

Assim, os/as estudantes se envolveram com uma Prática Pedagógica significativa problematizando de forma crítico-reflexiva a pandemia da COVID-19 e propondo soluções a partir do idioma de estudo, a Língua Espanhola, para esse problema da atual realidade mundial.