Interlúdico, o projeto que usa jogos para ações neuropsicológicas 31/05/2023 - 20:00

-

Uma ação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem no Colégio Estadual do Paraná um ambiente de desenvolvimento, promove análises e intervenções neuropsicológicas utilizando-se de jogos como recursos.

É o “Interlúdico - Intervenção Terapêutica Lúdico Cognitiva”, projeto de extensão do Laboratório de Neuropsicologia (LabNeuro), vinculado ao Departamento de Psicologia, e que, interdisciplinar, envolve também os setores e departamentos de Design, Comunicação Social, Informática e Setor de Educação da UFPR.

De acordo com a pedagoga Elisane Fank, do CEP, são priorizados jogos de cooperação, e com a aplicação de atividades lúdicas, os profissionais e pesquisadores acompanham comportamentos, ações e reações dos adolescentes.

Por meio dessas observações e análises, é possível identificar indícios de transtornos de ordem neuropsicológica, como ansiedade. Eventuais e potenciais “gatilhos” também podem ser percebidos.

Dessa forma, abre-se caminho para se antecipar, propor e intervir profissionalmente com ações assertivas.

O “Interlúdico” foi tema, por sinal, da mais recente edição do “Sabadou o CEP”, em 20 de maio último.

A pais, mães e responsáveis, e a docentes e equipe pedagógica, a professora Daniella Rosário Michelena Munhoz e o professor Guilherme Brante detalharam como a intervenção neuropsicológica por meio de jogos tem prevenido fatores de risco e promovido o bem-estar em estudantes do CEP.

A ideia é intensificar o desenvolvimento do Interlúdico no CEP, para o segundo semestre letivo, sublinha Elisane Fank.

PARA SABER MAIS: