"Interações em Movimento", mostra e oficinas do Dancep em dez cidades paranaenses 07/07/2016 - 20:40

Dando inicio ao projeto "Interações em Movimento", que visitará dez cidades e seus Núcleos Regionais de Educação, o Dancep (Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná) vem divulgar suas oficinas e o espetáculo "Leminski - Entre o Azul e o Amarelo".

A primeira exibição do espetáculo dentro do "Interações em Movimento" ocorre em Apucarana, nos dias 7 e 8 de julho, no Cine Teatro Fenix, com oficina para professores e alunos da rede estadual e municipal de ensino. A apresentação é gratuita e aberta a comunidade em geral .

O projeto tem agenda confirmada para Paranaguá, Maringá, Paranavaí e Pato Branco, nos meses de agosto e setembro.

SOBRE O DANCEP

Formado em 2011, o Dancep - criado e coordenado pelo professor Fernando Nascimento - vem se firmando no cenário nacional e internacional. Atualmente, o  grupo conta com 300 alunos(as), participando das atividades no contraturno.

Com metodologia própria, o grupo desenvolve aulas de dança contemporânea  e produção de espetáculos de Dança, para os alunos do CEP e da comunidade. Para produção de suas obras coreográficas, os alunos são envolvidos em todo o processo de criação, produção e apresentação, fazendo com que sejam responsáveis pela criação e confecção de seus figurinos, pesquisa e criação sonora, produção visual, produção e agendamento dos espetáculos, organização  de ensaios, processo de composição coreográfica. Esse envolvimento forma e humanizam os alunos participantes desse programa de ensino em Dança.

O Dancep segue buscando não apenas o seu aperfeiçoamento, mas também a divulgação, pela arte, da vida e da obra de poetas paranaenses. Com o apoio do Teatro Guaíra,  Unespar/Campus Curitiba II (por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, do Ministério da Educação) e em parceria com os Núcleos Regionais de Educação do Paraná, o Dancep preparou "Entre o Azul e o Amarelo", obra baseada nos poemas de Paulo Leminski, e que teve sua estreia em Madrid (Espanha), em abril de 2015, além de ser apresentado várias vezes em Curitiba, chegando a sua terceira temporada do Teatro Guaíra.


Leminski entre o azul e o amarelo

"Não sou poeta de fim de semana, eu faço poesia sem parar."

Estudar a obra de Paulo Leminski, é ter a certeza que durante os seus 44 anos de vida, tentou viver de forma intensa, todos os sonhos possíveis e os impossíveis, para esse artista das palavras ?Uma vida é curta, para mais de um sonho?. Seus escritos levaram os leitores a um constante estágio de  encantamento, suspensão e provocação.

Inspirado nos poemas de Leminski, o Dancep homenageia esse brilhante poeta curitibano, transformando suas palavras em movimento, suas provocações em suor, seus haicais e seqüência coreográfica, sua autenticidade em improvisações, sua poesia em Dança. Neste contexto, foi criado o espetáculo  ?Leminski Entre o Azul e o amarelo?.

O espetáculo expressa as interpretações dos bailarinos sobre as obras e a vida do poeta. A partir de processos de improvisação, pesquisa de movimentos, bailarinos e bailarinas transpõem para seus corpos suas percepções dos poemas estudados, produzindo uma proposta coreográfica  que respeita a individualidade de cada corpo ao mesmo tempo, com pluralidade de idéias  construídas de forma coletiva.

"Entre o azul e o amarelo" é um convite à provocação e à reflexão, pois  "o outro/que há em mim/é você/você/e você" (Paulo Leminski)

Tendo como objetivo principal a formação de plateia/professores/comunidade e a troca de conhecimentos entres os  atores educacionais, o Dancep vem trazer ao seu município um espetáculo premiado internacionalmente, e uma proposta de oficina para professores e alunos, para tanto, contamos com a colaboração de todos os professores,alunos e apaixonados pela dança em participar e divulgar.