Feliz Día de las Madres Estudantes dos 6ºanos elaboraram cartões para suas mães 16/05/2022 - 16:28

 

.

 

 

 Os/As estudantes das turmas dos 6º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná participaram de uma Prática Pedagógica na aula de Língua Espanhola proposta pelo professor Me. Gilson Rodrigo Woginski relacionada ao Dia das Mães, todas, sem exceção.

 

A referida Prática Pedagógica oportunizou um momento tanto de aprendizagem da Língua Espanhola quanto de descontração em que os/as estudantes produziram (recortar, colorir, colar e escrever) coletivamente o cartão, bem como puderam verificar a organização textual como o uso de emissor (De), destinatário (Para mi madre), uma felicitação (Feliz Día de las Madres! Te quiero!) e uma assinatura (De tu hijo/a). Na ocasião o professor apresentou alguns pequenos textos com mensagens referente às mães e os/as estudantes as escolheram para compor o cartão tirando dúvidas sobre o vocabulário e intencionalidade dessas mensagens. Fez parte dessa Prática, como sugestão, o registro fotográfico da entrega do cartão às mães por parte de seus/as filhos/as.

 

Segundo o professor Me. Gilson Rodrigo Woginski, essa Prática “se caracterizou como um momento que integrou os conteúdos linguísticos e os sentimentos e emoções nas relações familiares sobretudo entre filhos/as e mães. Possibilitou também, da parte do professor e dos estudantes, carinhosamente homenagear as mães, oportunizando o recebimento pela primeira vez de um cartão em outro idioma, neste caso o Espanhol. Recentemente trabalhei com os estudantes o conteúdo temático sobre a família e os diferentes tipos de configurações familiares. Assim, provavelmente, não somente as mães receberam o cartão, mas alguns outros integrantes da família como avó, tia e até mesmo pai. Além de registrarem via fotografia a entrega do cartão, teve um estudante que filmou sua mãe recebendo a homenagem no seu local de trabalho”.

 

Sobre esse Componente Curricular nos 6ºanos no CEP, é importante reiterar que, de acordo com o Relatório de 2021 do Instituto Cervantes, o Espanhol é a língua oficial de 21 países totalizando 493 milhões de falantes nativos e falada por 591 milhões de pessoas em todo o mundo, bem como: é a segunda língua de falantes nativos e de comunicação no mundo; é estudada por 24 milhões de estudantes em todo o mundo; é a terceira mais usada na Internet; é a segunda mais usada nas plataformas e redes sociais (YouTube, Facebook, Netflix, LinkedIn, Wikipedia, Instagram e Twiter). Ainda, no Brasil, o Espanhol é a língua estudada por mais de 5 milhões de estudantes na Educação Básica e Ensino Superior e estudada por 8 mil estudantes nos Institutos Cervantes do Brasil. Ainda, é a língua de mais de 556 mil hispano-falantes que vivem no Brasil.

 

Álbum de Fotos - 6° anos

 

Coordenação Língua Espanhola

Me. Gilson Rodrigo Woginski

Laureci Schmitz

Direção Geral 

Colégio Estadual do Paraná 

CEPCOM