Exibição de filme e conversa com especialista apresentam Júlia da Costa a estudantes 05/09/2023 - 19:37
-
Paranaense de Paranaguá, radicada em São Francisco do Sul (Santa Catarina), poetisa, uma das primeiras mulheres no Brasil a publicar um livro, com apenas 23 anos de idade.
Assim pode ser resumida, em uma frase, a biografia de Júlia da Costa (1844-1911).
Mas, no último dia 18, uma atividade promovida no Colégio Estadual do Paraná permitiu a estudantes do período noturno – tanto de cursos técnicos como do ensino médio – conhecerem mais a fundo a vida e obra da escritora.
A atividade consistiu na exibição do curta-metragem ‘Júlia da Costa’, seguida de palestra com a escritora Lilia Souza, uma das maiores estudiosas sobre Júlia da Costa, e bate-papo com realizadores da produção audiovisual.
Por sinal, entre os realizadores do curta-metragem está Patrícia Evangelista, que respondeu pela produção, e é formada em Técnico em Produção de Áudio e Vídeo pelo CEP (turma de 2011).
O curta foi realizado pela Rosa Coletivo, e a exibição no CEP marcou o lançamento do filme ao grande público. Na narrativa, Júlia da Costa recebe, em casa, a visita de um jornalista, e a partir das perguntas desse profissional lembranças da vida da poetisa vêm à tona.
Em sua fala aos estudantes, Lilia Souza destacou o perfil progressista de Júlia da Costa, quem, no entanto, foi obrigada a se casar com um conservador – embora fosse apaixonada por outro homem. A especialista explanou sobre características temáticas e estéticas da produção de Júlia da Costa, e declamou alguns de seus poemas.
Da plateia, vieram perguntas dos estudantes, tanto para Lilia Souza como para a equipe que dirigiu o filme.
As questões buscaram entender escolhas feitas pelos cineastas, e ainda saber de Lilia Souza como obter ainda mais referências sobre Júlia da Costa.
-