Ex-aluno doa quadro e, seis décadas depois, lembra do sonho de vestir clássico uniforme do CEP 15/09/2025 - 10:00
--
O Centro de Memória do Colégio Estadual do Paraná recebeu recentemente um quadro, de Lucélia Aurichio, sobrinha da professora Leonilda Aurichio.
A obra tinha sido objeto de uma rifa, promovida pela Associação de Ciência, Tecnologia e Inovação do CEP (Acticep). O ganhador do sorteio, o ex-aluno Ernani Langner, optou por presentear o colégio, doando o quadro.
No dia da entrega, feita pessoalmente Langner em visita ao Centro de Memória, emergiu uma dose extra de emoção.
Entre os itens que compõem o acervo do espaço, com os quais o visitante se deparou, está um clássico uniforme do CEP, do passado.
Quando estudou por aqui, nos anos 1960, vestir aquela farda era um sonho para o então menino Langner. Um sonho distante: ocorre que a peça era muito cara, para o poder aquisitivo da família à época.
Ao se deparar com o inigualável uniforme, todo aquele turbilhão de lembranças veio à tona. “Me segurei para não chorar”, revela.
Não foi possível experimentar a vestimenta – não é o caso, é uma peça de exposição. Mas Langner fez questão de tirar fotos, para mostrar aos filhos e netos - inclusive para explicar como os tempos mudaram.
Por fim, Langner enalteceu os cuidados que a história do CEP tem merecido. “É uma equipe que trabalha com entusiasmo pela preservação da memória de um ícone não só do ensino, mas de todo o Paraná”, afirmou.
--