Estudantes do CEP declamam poemas no Centro de Letras do Paraná 03/10/2019 - 10:20
As estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) encantaram 35 poetas que estavam presentes no evento solene de declamações, organizado no Centro de Letras do Paraná (CLP) na última terça-feira (1°). Além dos aplausos do público presente, as meninas e os professores do CEP também ganharam elogios do desembargador Luís Renato Pedroso, que é ex-presidente da instituição cultural com sede em Curitiba.
“Não tenhamos dúvidas de que estas jovens estudantes, com um futuro promissor na produção de poesias, ocuparão lugares de destaque nesta mesa e em outros eventos que projetam a arte poética”, disse o desembargador. “Parabenizo também todos os professores do CEP, em especial aqueles envolvidos com a disciplina de Língua Portuguesa, que se dedicam aos estudos e a produção literária”, acrescentou. O momento também foi acompanhado pelo escritor Ney Fernando Perracini de Azevedo, atual presidente do CLP.
As declamações foram feitas pelas alunas: Alana Cristina Santos (9°B); Rafaela de Lima (9°B); Camila de Oliveira (9°B); Júlia Medeiros (9°B); Júlia Nascimento (9°B); Giulia Sabino (9°B); Isabelle da Silva (8°C); e Martina Gabriella Krieger (2°TT). “Com alegria participo deste momento que me motiva ainda mais a estar envolvida com as atividades promovidas neste Centro de Letras do Paraná”, disse a estudante Martina.
Na abertura do evento, a poeta Lília Souza destacou as ações que fazem parte do projeto Sedução da Linguagem Poética, promovido pela Coordenação da Língua Portuguesa do CEP. “Um trabalho que tenho o maior orgulho de participar desde a sua concepção, com uma produção fantástica e envolvente com o mundo da poesia”, disse a poeta, que também é presidente da Academia Paranaense da Poesia.
Também estavam presentes as professoras Léa Lélia Paiva, de Língua Portuguesa, e a professora Luzinete Pereira, do Centro de Memória. O passeio das estudantes até o Centro de Letras foi organizado pelas professoras Camila Marcelina Pasqual e Ilcéia Domingues Pereira, que são as Coordenadoras do projeto Sedução da Linguagem Poética 2019. As estudantes foram recebidas com um café colonial ofertado pelos anfitriões.
***