Estudantes de Paranaguá vêm ao CEP para aula de campo em História 30/06/2025 - 08:00
--
O Colégio Estadual do Paraná recebeu neste mês a visita de estudantes da terceira série do ensino médio do Instituto de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha, de Paranaguá.
A visita integrou projeto de aula de campo, em História Econômica do Paraná, coordenada pelo professor Florindo Wistuba Júnior, daquela instituição.
No CEP, a turma foi recebida no Centro de Memória, e ficou encantada com o acervo do lugar. Entre os itens, destacou-se o uniforme que o artista Key Imaguire Jr., fundador da Gibiteca de Curitiba (1982), utilizou quando foi aluno do Colégio Estadual do Paraná.
A turma conheceu ainda o Salão Nobre. Neste espaço, as atenções se voltaram à tela “Fundação de Curitiba”, de Theodoro de Bonna.
A professora Cleusa Maria Fuckner, coordenadora do Centro de Memória, conta que diante do quadro foram explicadas as relações entre Paranaguá, fundada em 1648 (portanto 45 anos antes de Curitiba), e a então Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, nome inicial da atual capital do Paraná.
Outro ambiente do CEP que mereceu atenção foi a biblioteca – em particular, o Espaço de Educação para as Relações Étnico-Racias “Doutora Dalzira Maria Aparecida Iyagunã”. Ali, os e as estudantes receberam informações relativas à presença negra em Paranaguá e em Curitiba (e, por consequência, no Paraná de um modo geral).
Houve visita também ao Planetário.
Além do CEP, a turma de Paranaguá, formada por 17 estudantes, foi também ao Instituto de Educação do Paraná, colégio da rede estadual de ensino, no Centro da cidade.
--