Estudantes apreendem Espanhol de forma lúdica nas Aulas de Assistência 18/07/2019 - 17:40
Com brincadeiras e atividades lúdicas, as Aulas de Assistência de Língua Espanhola Moderna (LEM) estão bem mais divertidas no Colégio Estadual do Paraná (CEP). O apoio dado aos alunos e alunas para tirar dúvidas e reforçar o conteúdo repassado em sala de aula é feito em atividades como: jogos de memória, colagens de papel, pinturas de mapas, além de reuniões para um bate-papo descontraído para falar da cultura e das características dos países onde se fala espanhol.
“É uma maneira divertida para os estudantes conhecerem ainda mais sobre a língua espanhola, reforçar o aprendizado em sala de aula e recuperar algum conteúdo que eventualmente perderam no decorrer do processo da aprendizagem”, disse a professora de LEM-Espanhol, Prof. Dra. Pollianna Milan.
Foi dessa forma que as Aulas de Assistência em Espanhol, com duração de 50 minutos, foram ofertadas no último semestre nas quintas-feiras, das 12h às 12h50, no Colégio Estadual Tiradentes (CEP-Tiradentes). Lá, participaram do projeto os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º anos A, B, C, D).
A estudante Luiza Scheurich Gomes da Rosa, do 6° ano D, aprovou a novidade. “Adorei conhecer todos os países que falam espanhol, aprendendo com jogos como aquele de unir o país e sua cidade capital”, disse a estudante. Da mesma opinião compartilha o aluno Guilherme Pilli, do 6° ano C. “Para mim, as aulas foram importantes porque aprendi bastante, em especial o som da língua espanhola que conhecia mais ou menos”, afirmou.
Para Victor Hugo dos Santos de Camargo, aluno do 6º ano B, o mais importante foi aprender os verbos e fazer redações em espanhol. “Quando tinha alguma dúvida, logo a professora estava por perto para me ajudar com as palavras”, disse. Já a aluna Rebeca Mulek dos Santos, do 6º ano A, garantiu que apreender espanhol assim ficou ainda mais fácil. “Gostei de aprender com a brincadeira de perguntas e respostas, o que pra mim ajudou bastante a superar algumas dificuldades”, disse.
PLANEJAMENTO – O coordenador de LEM-Espanhol do Ensino Fundamental do CEP, Prof. Ms. Gilson Rodrigo Woginski, conta que, de forma conjunta com a Prof. Dra. Pollianna Milan e a professora regente das turmas, Prof. Esp. Giselle Regina Ruy Bueno, organizaram inicialmente o planejamento do Plano de Estudos [link]. “Tudo feito para o atendimento dos estudantes que ingressaram no Colégio a partir da metade do 1ª semestre deste ano letivo”, disse.
Ele ainda explicou que o planejamento está baseado na proposta Pedagógica Curricular de Língua Estrangeira Moderna do CEP, que prevê confrontar a cultura do outro, para delinear sua própria identidade social. “Tenho certeza de que os estudantes puderam pensar e refletir sobre práticas sociais, a partir de modalidades escrita e oral, para apresentar-se a si mesmos, fornecer informações pessoais, identificar e reconhecer os países hispano-falantes e contrastar os usos sociais”, concluiu o coordenador.
Além da Coordenação de LEM-Espanhol, as Aulas de Assistência também contaram com a supervisão da Subchefe da Divisão Educacional do CEP, Maria Eleniz Ferreira Elias e diretamente pelas Pedagogas dos 6º anos Ana Lucia Martins de Souza e Leonice Maria Kaminski da Silva.
***
Os horários para todas as Aulas de Assistência ofertadas no CEP podem ser consultados no link abaixo:
***