Estudante do 3°A vence a etapa texto do Concurso História do CEP em HQ 09/07/2020 - 16:08
Nesta semana, foi anunciado o nome da ganhadora da primeira fase do Concurso História do CEP em quadrinhos, um dos principais projetos desenvolvido pelo Pertencep, setor responsável pelo desenvolvimento da história e o pertencimento da comunidade estudantil pela divulgação da memória material e imaterial do Colégio. A vencedora, da etapa texto sob a temática “A vida estudantil do CEP”, foi a estudante Mariana Souza de Oliveira, do 3°A, com o roteiro “Pertencimento”. O texto vencedor conta a história de um garoto que conhece novas perspectivas do mundo, e de si mesmo, a partir da sua experiência no Colégio Estadual do Paraná.
O resultado foi anunciado pela estudante Michele Carvalho de Souza, vencedora das ilustrações que compõem a primeira edição da revista. Ela aproveitou para falar do processo de criação do trabalho, e repassar algumas dicas para estimular os ilustradores nesta nova etapa.
Neste ano, o diferencial na etapa do Concurso será o texto produzido especificamente como um roteiro de História em Quadrinho. “Diferente da edição passada, que seguiu o estilo narrativo”, disse a professora Priscila Angélica Santos, Coordenadora do Pertencep. Para isso, explica a professora, os estudantes inscritos no concurso participaram de oficina de roteiro, ministrada na Gibiteca de Curitiba.
Priscila ainda lembrou de que os ganhadores do roteiro e de ilustração terão seus trabalhos publicados na revista impressa, com data prevista para lançamento na primeira semana de novembro deste ano. E outro diferencial, segundo a coordenadora, será a participação garantida de todos os ilustradores na próxima edição, com seus trabalhos publicados nas páginas da revista.
Além disso, todos os roteiros finalistas também vão receber uma encadernação especial, que passa a fazer parte do acervo da Biblioteca do CEP e do Centro de Memória. Como última curiosidade, Priscila apontou o fato de que os dois primeiros lugares, neste ano, foram participantes de criação da primeira edição no concurso no ano passado.
ETAPAS – O concurso está dividido em três etapas: a primeira é a produção do texto; a segunda é a produção da ilustração; e a terceira é a publicação impressa da revista. No momento, os trabalhos continuam com os ilustradores inscritos, que participam de oficinas especiais e semanais, e paralelamente produzem seus trabalhos com acompanhamento individual da professora orientadora.
Nessa etapa, recebem também instruções em uma oficina orientada pelo diretor da Gibiteca, Fúlvio Pacheco. Todo o trabalho está sendo realizado de forma online pela plataforma do Google Meet, com atendimentos realizados pelo Whatsapp. Na última semana de agosto, haverá a entrega das ilustrações com o anúncio de vencedores da etapa.
O projeto também conta com acompanhamento pedagógico interdisciplinar. Nessa etapa de classificação do texto, a banca foi composta pelos seguintes professores e professoras: Elisângela Belniak Hochuli, Chefe de Divisão Educacional do CEP; Vivian Brunnquell, Coordenadora do Ensino fundamental; Camila Marcelina Pasqual e Ilcéia Domingues Pereira, Coordenadoras do projeto Sedução da Linguagem Poética 2020; Telma Satel, Coordenadora do CEP Sustentável; Afonso Henrique Von Meien, da Comunicação (CEPCOM); Luzinete Pereira, Coordenadora do Centro de Memória e pela Gibiteca: Fúlvio Pacheco, Luiz Pacheco e Jackson Lopes.
***








