Estudante Arthur Cavalari vai participar de Simulação da ONU nos Estados Unidos 11/06/2024 - 19:47

--

O estudante da terceira série do ensino médio Arthur Cavalari, do Colégio Estadual do Paraná, foi selecionado para participar do programa Simulação da ONU [Organização das Nações Unidas] em 2025, nas universidades de Havard e Yale, nos Estados Unidos.

Ele recebeu a notícia dias atrás.

Arthur Cavalari participou de um processo de seleção de jovens para a Simulação ONU promovido pelo Instituto Bouvier. 

“Fiz o processo seletivo, e um mês depois recebi o resultado que tinha sido aprovado! O Instituto Bouvier já possui o histórico de ser um dos representantes do Brasil na Simulação em Harvard, o que torna difícil ser selecionado mas, não impossível!”, declara o rapaz.

Conforme ele próprio faz questão de explicar, “as Simulações da ONU consistem em encontros educacionais entre jovens do ensino médio e até universitários, que assumem o papel de delegado de um determinado país para debater sobre questões globais urgentes”.

O estudante conta que em 2022 participou da primeira Simulação da ONU. “Acabei me apaixonando pelo prazer de debater de forma a representar um país, o que fez com que eu ao longo de 2024 participasse de outras simulações, adquirindo assim mais experiência”.

Em sua avaliação, essas participações foram importantes para que adquirisse conhecimento para o processo seletivo. No entanto, há outros fatores fundamentais também.

Diz ele: “algo de grande peso para eu ser selecionado foram as experiências passadas que adquiri, como por exemplo a oficina de Arqueologia provida pela UFPR [Universidade Federal do Paraná] e pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan); [ainda] ser representante de turma do sexto ano do fundamental até o terceiro do ensino médio, dentre outras muitas atividades”.

O jovem agradece os conhecimentos que adquiriu tanto no CEP como no Colégio Estadual Professor Plínio Alves Monteiro Tourinho. “Obtive sólida base de conhecimentos gerais”, ressalta.

Arthur finaliza: “se eu pudesse dar um conselho para quem quer este mesmo tipo de oportunidade é: faça além do que o colégio pede!”.

O estudante já iniciou contagem regressiva e preparativos para o embarque, marcado para 20 de janeiro próximo.

Clique aqui e saiba mais sobre o Simulações da ONU.

--