Espaços Históricos Geográficos da Repressão Política no Paraná 06/12/2022 - 16:50
Dia 07 de Dezembro os alunos dos 3º anos Q e E saíram para aula de campo da disciplina de História professor Rubens e o estagiário Thiago, para percorrerem os espaços geográficos históricos da repressão política durante o período ditatorial e seu Estado de Exceção.
São espaços de Memória individual e coletiva, espaços que foram usados para torturar e matar, brasileiras e brasileiros que pensavam diferentemente do poder ditatorial, e que nesses espaços de Memória tiveram seus direitos básicos desrespeitados.
São espaços como à antiga sede da Delegacia de ordem social e política o DOPS localizado na Rua João Negrão, que aos poucos desaparece fisicamente e com a intencionalidade do apagamento da Memória histórica.
Ao percorrerem estes espaços de dor, e violência, além de se preservar a Memória, estes jovens alunos e alunas percebam a importância de se preservar documentos históricos e que levem adiante estes conhecimentos para que se preserve a Memória e não o apagamento, o silenciamento, e que ao passarem por estes locais se lembrem e lembrem aos demais que um país sem memória é um país sem história.
Rubens Tavares, professor de História.
Colégio Estadual do Paraná



