Ensino médio tem aula de Filosofia em lugar diferente: no Planetário 14/03/2023 - 19:47

 

Durante a semana de 27 de fevereiro a 03 de março, as turmas dos primeiros anos do ensino médio e ensino médio integrado dos turnos da tarde e da noite tiveram uma experiência diferente durante as aulas de Filosofia: uma aula no Planetário. 

Com o tema “Do Mito à Filosofia: o nascimento da Filosofia”, a aula teve como objetivos compreender a consciência mítica como uma forma de conhecimento, além de compreender a transição da consciência mítica para o conhecimento filosófico.

Também teve o objetivo de desenvolver a habilidade de analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço. 

Após uma breve introdução dos professores de Filosofia acerca da consciência mítica, os estudantes foram apresentados a uma explanação da visão da mitologia grega do cosmos, especialmente as constelações de Órion e Touro.

Já em relação à Mitologia Tupi Guarani, os estudantes tiveram contato com as constelações da Ema, do Cervo, da Anta e do Homem Velho. Cada Constelação tem uma diferente sentido para cada cultura, e os estudantes puderam perceber durante a explanação dos professores astrônomos em como cada uma delas tinham um significado para a vida destes povos.

A atividade foi realizada pelos coordenadores de Filosofia Ademir Pinhelli e Valéria Árias, pelos professores de Filosofia Leonardo Pellegrinello Camargo, Vilma Luzia Dolinski de Lima e Robson André Gaievski; e por parte do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (Oacep) do coordenador Amauri José da Luz Pereira, e professores Luiz Antônio Negrão, João Carlos de Oliveira e Fábio Spina.

(Texto de autoria da Coordenação de Filosofia)

GALERIA DE IMAGENS