Em favor das abelhas, estudantes inauguram o Jardim da Vida no CEP-Tiradentes 14/11/2019 - 11:50
Com objetivos de tornar o paisagismo da escola ainda mais bonito e, principalmente, preservar a vida das abelhas, consideradas os mais importantes agentes polinizadores do meio ambiente, na última sexta-feira (8) foi inaugurado o “Jardim da Vida” no Colégio Estadual Tiradentes (CEP-Tiradentes). A iniciativa envolveu os estudantes do 6° ano da turma “D”, que foram orientados a fazer o plantio das mudas de flores nos canteiros, e receberam instruções que demonstraram a importância dos polinizadores para a preservação e manutenção da vida no planeta.
Além de manusear a terra e compreender os processos da produção de insumos orgânicos pelo processo da compostagem, os estudantes também receberam informações sobre a possível diminuição da população de abelhas, que pode estar relacionada com o uso indiscriminado dos agrotóxicos na produção agrícola. “São substâncias que podem causar a morte das abelhas e alterar o sistema natural de polinização”, disse a professora de Química Sônia Casatti, do setor de Projetos do Colégio (Procep).
Para reforçar ainda mais a importância das flores para a manutenção da vida dos insetos polinizadores, foram montados painéis com informações sobre o assunto para serem consultados nas áreas de convivência no CEP-Tiradentes, no CEP-Amâncio e no CEP-CEP. Os estudantes também assistiram a uma palestra ministrada pela bióloga Patrícia Weckerlin e Silva Trindade, que é chefe do Museu de História Natural Campão da Imbuia, parceiro na ação que será estendida às outras unidades de atendimento do CEP.
Os estudantes do 6° ano foram acompanhados pela professora de Ciências Maria Zenilda Chmulek, que integra o grupo dos “Cuidadores do CEP”, um programa voltado às ações de Educação Ambiental e de Preservação de Patrimônio do Colégio, entre outros. Também contou com as presenças da professora Denise Adriane Regis, assessora da direção geral; da professora Cláudia Borges e de pedagogos responsáveis. O plantio de flores foi auxiliado pelos colaboradores Paulo Gomes (da manutenção) e Edimilson Costa (chefe do setor expositivo), além dos funcionários do CEP-Tiradentes.
***


































