Em aulas de espanhol, estudantes avaliam o uso das novas tecnologias 26/06/2019 - 19:40

O uso das novas tecnologias foi o tema escolhido nas aulas de Língua Espanhola para promover o debate e a reflexão entre os alunos e alunas do 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Paraná. Os estudantes concluíram suas atividades com a apresentação de suas ideias colocadas em cartazes, que foram fixados em murais disponibilizados no corredor do Colégio do prédio central (CEP-CEP).

“A atividade oportunizou aos estudantes demonstrar os pros e contras em relação ao uso das tecnologias, o que também possibilitou a eles refletirem sobre situações e comportamentos praticados no ambiente escolar e familiar”, disse a professora Giselle Regina Ruy.

Antes de produzirem os cartazes para expor suas opiniões, os estudantes foram inicialmente sensibilizados pela leitura de textos, e assistiram a produções de vídeos, tudo em língua espanhola. “Com orientações e correções, os textos produzidos por eles foram avaliados para então serem transferidos aos cartazes”, explicou a professora.

VANTAGEM E DESVANTAGEM – O aluno Phelipe Gabriel Silva chegou a conclusão de que a tecnologia pode levar ao vício, fazendo com que outros valores importantes sejam deixados de lado. “Acredito que a tecnologia trouxe muitas coisas boas, mas a atenção entre pais e filhos deve ser priorizada quando estamos reunidos em família”, disse.

Da mesma opinião compartilha a estudante Julia Gomes, que vê mais vantagens no uso da tecnologia do que desvantagens. “Acredito que a tecnologia facilita a vida das pessoas, mas deve ser usada com sabedoria”, disse a estudante.

A atividade conta com a parceria da professora Vivian Célia Brunnquell, coordenadora do Ensino Fundamental do CEP, e foi supervisionada pelo professor Gilson Rodrigo Woginski, coordenador do LEM-Espanhol.

“É uma atividade pedagógica que objetiva um ensino crítico e reflexivo da língua estrangeira, valorizando a estrutura do idioma Espanhol, a prática discursiva da escrita e traz a temática das tecnologias para o cotidiano dos estudantes e seus familiares, posicionado-se sobre os inventos e inovações que melhoram ou não a vida cotidiana”, afirmou o coordenador do LEM-Espanhol.

***

GALERIA DE IMAGENS