Em atividade no Planetário, professores de escolas indígenas trocam conhecimentos para itinerários formativos 01/11/2023 - 11:00

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O Planetário do Colégio Estadual do Paraná foi o ponto de encontro entre professores indígenas e não indígenas da rede pública de ensino para a definição da grade curricular do novo ensino médio das escolas indígenas no estado.

A atividade ocorreu em 24 de outubro último, e foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Envolveu ainda o Parque da Ciência Newton Freire Maia. O tema abordado foi Etnofísica e Astronomia Indígena.

O objetivo foi buscar uma convergência entre os Saberes Indígenas na observação do céu e astros e os conhecimentos científicos da Astronomia, 

De acordo com a Seed, “atualmente a rede estadual de ensino do Paraná conta com 39 escolas indígenas, inseridas em terras indígenas, com mais de 5 mil estudantes. Destas, 17 ofertam o ensino médio a partir de normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam as especificidades étnico-culturais dos povos Kaingang, Guarani e Xetá” (ver mais informações clicando aqui).

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