Declamação em espanhol também marca o Sedução Poética 2024 29/10/2024 - 19:51
--
Como vem ocorrendo desde 2022, o Sedução da Linguagem Poética, idealizado e organizado pela coordenação de Língua Portuguesa em parceria com a Escolinha de Arte, contou na edição deste ano também com um concurso de declamação de poesias em espanhol.
A iniciativa envolve as coordenações de Língua Espanhola do ensino regular e do Centro de Línguas (Celem).
As declamações se realizaram na noite de 9 de outubro. A sessão contou também com apresentações da Escolinha de Arte.
“Oportunizar o contato com a produção literária de outros contextos (países hispano-falantes), reconhecer e ampliar o repertório linguístico e intercultural, estimular a manifestação artística e criatividade incentivando o gosto pela leitura e escrita de poesias em Língua Espanhola estão entre os objetivos”, escrevem as coordenações de Língua Espanhola e do Celem.
A professora Tania Alonso Galán, de Língua Espanhola e coordenadora Acadêmica do Instituto Cervantes de Curitiba, foi uma das avaliadoras do concurso. Além do desempenho dos e das estudantes, a professora destacou o repertório selecionado.
“O desenvolvimento das alunas e alunos foi visível por meio das diversas disciplinas que valorizaram a língua espanhola, e esse apreço foi manifestado especialmente nas declamações, mas também na música e na dança”, afirmou, para em seguida acrescentar: “A seleção de obras de autores e autoras de diferentes nacionalidades e épocas, como Federico García Lorca, Mario Benedetti, María Elena Walsh e até mesmo a contemporânea Rosalía, demonstrou uma acertada variedade dos textos que mostra a amplitude e a diversidade da cultura hispânica”.
https://www.instagram.com/p/DBJiIysRBR0/
Apesar de o foco do concurso ter sido a produção poética em espanhol, houve declamações em outros idiomas também, como alemão, francês e japonês.