De forma sensível e cativante, evento aborda com estudantes o tema autismo 03/10/2024 - 12:00
--
Estudantes de cursos técnicos da educação profissional subsequente ao ensino médio, do Colégio Estadual do Paraná, tiveram na última semana mais uma oportunidade de conhecer e se aprofundar em questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista.
É que ocorreu, em 26 de setembro, a segunda edição do projeto “Autismo: conheça e respeite”.
Apresentações artísticas, como música e dança, relatos e muita informação promoveram reflexões sobre o tema.
Realizada no Salão Nobre, a atividade envolveu estudantes dos cursos de Teatro e Saúde Bucal, e contou com a cobertura (registros de imagens) dos estudantes do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Ainda, reuniu professoras e professores, pedagogas e responsáveis.
A seguir, texto do diretor auxiliar do noturno, Alexandro Muhlstedt, que descreve os principais momentos do evento:
“Na data de 26 de setembro de 2024 foi realizado o evento da 2ª Edição do Projeto Autismo: Conheça e Repeite.
Reunidos no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, estudantes dos cursos de Teatro e Saúde Bucal, com cobertura dos estudantes do Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, professores, pedagogas e responsáveis, foram recepcionados recebendo o adesivo com o lema do Projeto, e realizaram o evento com música, dança, relatos e reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista, sensibilizando a todos de forma cativante e respeitosa.
Após a abertura pelo diretor auxiliar Alexandro Muhlstedt, que enalteceu o papel do Projeto como via de conhecimento, respeito e inclusão, a professora PAEE Vanda Muchinski contextualizou a questão do Autismo.
Vanda pontuou que o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno neurobiológico que afeta atualmente cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, sendo que no Brasil, a estimativa é que 2 milhões de pessoas tenham o Transtorno do Espectro Autista. TEA é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico, causando dificuldades na comunicação, na interação social e no comportamento.
Nessa perspectiva, colocar o tema em pauta é um dos caminhos para que as pessoas iniciem seu processo de entendimento sobre o tema, resultando nos pilares da nossa proposta de trabalho: CONHEÇA, ENTENDA, RESPEITE, INCLUA!
Os estudantes da turma 2º Teatro apresentaram a Música: Dança da Solidão, de Marisa Monte. Em seguida, o estudante Matheus de Lara, da turma 1º Saúde Bucal, apresentou a Dança da música “Snap - Ano 89, de Benito Benits e Virgo”, o qual foi acompanhado pelos demais estudantes.
O estudante Victor Emanuel Borges Leguiça, da turma 1º Teatro, apresentou, na sessão “Relatos de um jovem autista”, o importante papel do acolhimento e do respeito nos diferentes espaços, assim como o conhecimento de si mesmo como autista e a expectativa de que haja melhorias nas relações das pessoas. Mencionou o quanto sente-se respeitado e percebido no espaço do Colégio Estadual do Paraná.
Em parceria com a Escolinha de Arte, o estudante Breno Prado, do 2º Teatro, apresentou as músicas: “Aquarela” e “O Caderno”, de Toquinho, acompanhado pela Professora Daniele Franco.
Ao final, todos foram convidados a apreciarem a exposição das atividades visuais do estudante Breno Prado, cuja mãe, Sra. Lilliam Prado também compareceu.
A pedagoga Rose Schier avaliou que “o evento atendeu a organização planejada e as mudanças ocorridas foram positivas, pois tornou o evento mais intimista. Os estudantes com TEA e seus familiares sentiram-se acolhidos e puderam observar que o Colégio procura atender as necessidades e, também, fazer aí a inclusão de forma correta. Todos os envolvidos puderam mergulhar um pouco no mundo que precisamos conhecer e respeitar”.
A professora Vanda Muchinski mencionou que a 2ª Edição do Projeto Autismo: Conheça e Respeite “deu visibilidade para a espontaneidade dos estudantes TEA, evidenciando o pertencimento independente da singularidade de cada um. Este é fruto de de um trabalho de Equipe do Colégio Estadual do Paraná - Direção Geral, Escolinha de Artes, Direção Auxiliar, Divisão Educacional, Equipe Administrativa e toda a Comunidade Escolar, em especial com as turmas dos Técnicos Produção de Áudio e Vídeo, Teatro e Saúde Bucal.”
Com a cobertura realizada pelos estudantes Mariano Gomes e Bruno Lombardi, da turma 2º Produção de Áudio e Vídeo (PAV), pode-se concluir que os objetivos delineados foram plenamente alcançados.”
--
Fotos: Mariano Gomes, estudante do curso de Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
--