Dancep Conversa traz professora da UFPR para abordar gestão, comunicação e produção cultural 28/11/2023 - 19:14

-

O projeto Dancep Conversa trouxe para bater um papo com estudantes a professora doutora Cristiane Santos de Souza, conhecida no meio artístico, cultural e universitário como Titi. Ela é docente do curso de Bacharelado em Produção Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O que a trajetória de vida de uma pessoa tem a ver com os processos de gestão em um projeto de trabalho? O que envolve a produção técnica e executiva em arte e nas atividades cotidianas das instituições e seus setores? Essas foram questões que instigaram a conversa com as turmas de dança e de processos de gestão e produção cultural do Dancep, e também do primeiro ano do Técnico em Teatro integrando ao ensino médio.

Além das questões iniciais, a professora Titi falou sobre a parceria científico-pedagógica com o Colégio Estadual do Paraná, no desenvolvimento de pesquisa com a bolsista iniciação científica Valentine Santana da Cruz, estudante do primeiro ano do ensino médio (1º K).

Ainda durante sua fala, a docente apresentou o curso de Produção Cultural da UFPR, o qual, conforme explicou, tem foco em uma atuação cidadã, e é voltado a formação de estudantes em contato direto com fazedoras e fazedores de arte e cultura, como também com gestoras e gestores de produção cultural.

A atividade ocorreu no dia 14 de novembro.

SOBRE O DANCEP CONVERSA

O Dancep Conversa faz parte do projeto anual sobre gestão e produção cultural do Grupo de Dança Contemporânea do CEP. 

A professora Adriana Teles explica:

“[O projeto] consiste em um ciclo de conversas sobre os elementos básicos e estruturantes relacionados ao universo da produção cultural em âmbito municipal, estadual, e nacional. Conversas que se voltam para pensar a produção artística e cultural da arte de modo geral e suas incursões na linguagem da dança.

A proposta prevê que cada estudante participante possa iniciar pesquisas e projetos relacionados ao campo da cultura e da arte; para isso, os conteúdos apresentados têm o direcionamento de roteiro, com referências, dicas, exemplos e afins, que possam compor um portfólio de quem acompanhar as conversas.

Com isso, a característica das convidadas e convidados é pensada dentro da ideia de profissionais com formação específica nas temáticas abordadas, e que possam contribuir de fato com a construção de olhares diversos sobre a produção e gestão cultural. Que possam agregar ao projeto através de suas vivências pessoais e profissionais a compreensão sobre o que pode a gestão e a produção cultural na formação de estudantes da educação básica?”

SAIBA MAIS

--

GALERIA DE IMAGENS

  • Dancep_Conversa_Professora_Titi
    Dancep_Conversa_Professora_Titi
    Dancep_Conversa_Professora_Titi
    Dancep_Conversa_Professora_Titi