Dada a largada nos Jogos da Juventude 2023, em Ribeirão Preto, e o CEP se destaca 05/09/2023 - 14:06

-
Começou na última sexta, dia 1º, e vai até o dia 16 a edição de 2023 do Jogos da Juventude, em Ribeirão Preto (SP). O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, reunindo mais de 4,5 mil atletas com até 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país.
E o Colégio Estadual do Paraná participa, com destaque.
De acordo com o professor Giovani Sturion, “a modalidade que deu o pontapé inicial foi o ciclismo, em prova inédita: potência máxima!”.
A nova prova, explica ele, “ consiste nos atletas buscando a maior potência possível em um sprint de 6 segundos”. A ideia, afirma o professor, partiu tanto do COB como da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
A ciclista do CEP Nicolly Carolline obteve o sétimo lugar no geral feminino. Ela integra a equipe paranaense mista na modalidade, que conta ainda com outros três estudantes de outras instituições (Catharine, Matheus e Ryan). A equipe ficou a prata no geral misto.
Sturion traz outras informações das competições do ciclismo:
Na prova de velocidade 200m, Nicolly avançou para as quartas de final. Nessa etapa, disputou com Yasmin de Andrade, de São Paulo. Nicolly terminou essa categoria na sétima colocação.
“Na prova por pontos, Nicolly conseguiu abrir uma fuga com mais quatro atletas; [eles] deram uma volta no pelotão faltando seis voltas para o final, e na somatória dos pontos nossa atleta terminou na quinta colocação. Foi um excelente resultado”, sublinha o professor do CEP.
Na prova de estrada, no último dia de competição do ciclismo, Nicolly finalizou em oitavo lugar.
SOBRE OS JOGOS DA JUVENTUDE
Os Jogos da Juventude já revelaram grandes nomes do esporte brasileiro. Por exemplo, a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.
Saiba mais em <https://www.cob.org.br/pt/jogos-da-juventude>.
--